Você peca? Então confesse!


O título dessa postagem traz uma pergunta que facilmente pode ser respondida. Essa pergunta é Você peca? Você, eu e todos nós sabemos que a resposta é sim, pecamos. E, se, por acaso, tivéssemos dúvida disso, a própria bíblia nos afirma essa infeliz verdade. Em Romanos 3:23a lemos "Todos pecaram...". A palavra todos não deixa espaço para ninguém estar de fora. Ou seja, você e eu pecamos. O texto de 1º João 1:8-10 é ainda mais claro em relação a esse assunto.

Leia com atenção:

8. Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 9. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 10. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 
- 1º João 1:8-10

Analisando cada versículo.

v.8 - Afirma, em outras palavras, que todos nós temos pecado e se dissermos que não temos, engamos somente a nós mesmos.
v.9 - Todos temos pecado e é confessando que nos livraremos dele, pois esse versículo fala que quando confessarmos seremos perdoados e purificados através de Jesus Cristo (aquele que é Fiel e Justo).
v.10 - Quando dizemos que não temos pecado, estamos pecando duas vezes, porque mentimos. Vale lembrar que quando ocultamos um pecado também estamos mentindo. Em Efésios 4:25 lemos "Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros". 

Lembremos que o pecado não deve mais fazer parte da nossa vida, ou seja, o pecado pode ser algo esporádico e não rotineiro. Em Romanos 6:2 lemos "... Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?", e em Romanos 6:12 lemos "... Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal". Ou seja, o pecado não deve DOMINAR as nossas vidas.

Apesar de termos a clareza de cometermos pecados, somos tendenciosos a ocultar/esconder nossos pecados. Mas, porque fazemos isso?

Escondemos os nossos pecados porque queremos manter a nossa imagem preservada.

Escondemos os nossos pecados porque temos "medo" da correção/disciplina.

Quando escondemos os nossos pecados por causa desses motivos, estamos levando em conta mais o homem do que a Deus. Ele sabe de tudo e está pronto para nos perdoar basta CONFESSARMOS a Ele e aos irmãos.

Concluindo: Precisamos entender que esconder pecados não é uma atitude sábia, pois quando o fazemos estamos pecando duas vezes, porque nos tornamos mentirosos, além de não termos esses pecados perdoados e purificados, pois só HÁ PERDÃO PARA PECADOS CONFESSADOS. 

- Jamille Dória.



0 comentários: