Virtude 15: Não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes.



Romanos 12:16

Bom poder falar sobre esse tema... O cristão descobriu que pode ser próspero, o que é muito bom. Começamos a ver evangélicos em faculdades e ocupando cargos e posições importantes na sociedade, mas muitas vezes perdem o foco. Vivemos em tempos onde, cada vez mais, o "ter" é superior ao "ser". As pessoas vivem em prol de suas próprias vidas, em prol da satisfação de suas próprias vontades, querem conforto, luxo... E o pior, se utilizam de uma passagem bíblica - aquela que diz que Deus é dono do ouro e da prata (Ageu 2:8) - para justificar suas ambições. E quantas variações significativas temos para a palavra "prosperidade", não é mesmo?

Não estou dizendo que é pecado ser rico, mas que se esse é o desejo que motiva suas ações, que determina seu ir ou vir, tem algo muito errado. O cristão pode sim prosperar, mas observemos em alguns pontos:

EXEMPLO BÍBLICO

Quando falo sobre esse assunto, sempre trago o exemplo de Salomão. Na vida de Salomão cumpriu-se o texto de Mateus 6:33 que diz "mas buscai primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas". Entenda: Deus se revelou a Salomão e permitiu que ele pedisse O QUE QUISESSE e o que fosse pedido seria atendido. Eis que vem a parte mais incrível da história... Salomão pediu sabedoria. Mas não é o que ele pediu que é incrível, mas o motivo para o qual ele pediu, isso definiu a situação e comoveu a Deus, sabe porque? Se alguém pede sabedoria, esta sabedoria pode lhe abrir muitas portas. Nos dias de hoje, por exemplo, poderia conceder a vaga tão disputada em um concurso público. Ou seja, se ele pedisse sabedoria apenas, este poderia ter sido um pedido como outro qualquer, talvez não surpreendesse tanto porque a sabedoria poderia torná-lo ainda mais superior aos outros, mais rico, talvez soberbo, ele poderia bolar estratégias para ganhar dinheiro. Mas Salomão, em seu pedido, foi além... Ele pediu sabedoria para guiar o povo de Deus. Ele mostrou sua motivação, e a preocupação dele era com o povo de Deus, com o Reino do Senhor na terra, e por isso o texto de Mateus se cumpriu. Deus acrescentou a ele muito mais, além do que ele pediu ou imaginou. Quais as motivações por trás do que você tem pedido a Deus? Ser melhor que alguém? Chegar em um lugar e chamar a atenção? Ser respeitado e reconhecido pelos homens? Vestir roupas de marca? Pense nisso!

AMIZADES

Vamos continuar respondendo perguntas sobre nós para nós... O que te impressiona em suas amizades? O mesmo que impressiona a Deus? Será que o que chama a sua atenção em seus amigos é o caráter de Cristo ou o carro do ano? Seja franco. Se espelhe sempre na Palavra. A amizade de Davi e Jônatas é um belo exemplo. Não havia interesses, apenas amor fraterno e fidelidade.

RIQUEZA COMBINA COM CRUZ?

Talvez sim. Como? Geralmente, pessoas ricas sofrem por não saber quem são seus reais amigos e isso traz um sentimento de solidão e insegurança. Essa é uma consequência ruim da riqueza. Muitos ricos, principalmente famosos, não conseguem ter paz. E quantos pobres são mais felizes que milionários, hein? Caso você teimasse em ser rico a qualquer custo, estaria disposto a carregar a cruz da infelicidade?

Esta é a hipótese que encontrei para alinhar a cruz e a riqueza. Mas é claro que a riqueza tem muito menos de cruz do que deveria. Não a riqueza em si, mas como diz a Palavra: "onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração" (Mateus 6:21). Vale a pena refletir! Mas aceite sempre a máxima de que o evangelho verdadeiro é de cruz, não de oba-oba.

Por fim, lembre-se da parábola do rico insensato, também da passagem onde Ele fala que mais fácil é um camelo passar pelo fundo de uma agulha que um rico herdar o Reino (Mateus 19:24). Ore o Pai Nosso dizendo "seja feita a Tua vontade (...) o pão nosso de cada dia dá-nos hoje" e se Ele quiser nos dar mais, que nada nos afaste dEle! Oremos como Agur, em Provérbios 30:7-9: "duas coisas peço que me dês antes que eu morra: mantém longe de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário. Senão, tendo demais, eu te negaria e te deixaria, e diria: 'quem é o Senhor?'. Se eu ficasse pobre, poderia vir a roubar, desonrando assim o nome do meu Deus". A alguns o Senhor não pode dar porque Ele não quer perder!

- Alan Barbosa.

0 comentários: