Amor e Graça


Texto de uma grande amiga que fala por mim e com certeza por todos que entenderam que é somente pelo Amor e pela Graça. 

Quando olho pra mim mesma com sinceridade reconheço que não passo de um confusão de paradoxos... Creio e duvido, tenho esperança e me desespero, amo e odeio, me sinto mal com bobeiras, sou inconstante, muitas vezes sou hipócrita, julgo, perco a paciência, confio e desconfio, sinto-me culpada por não me sentir culpada. Ajo com transparência e ainda assim embarco em dissimulações. 

Faço das palavras de Paulo, as minhas:

"Sabemos que a Lei é espiritual; eu, contudo, não o sou, pois fui vendido como escravo ao pecado.Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio.E, se faço o que não desejo, admito que a Lei é boa.Nesse caso, não sou mais eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo.Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer esse eu continuo fazendo.Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.Assim, encontro esta lei que atua em mim: Quando quero fazer o bem, o mal está junto de mim.No íntimo do meu ser tenho prazer na Lei de Deus;mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros.Miserável homem que eu sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da Lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado." (Rm 7:14-25)

Viver pela Graça implica reconhecer toda a história da minha vida. Implica em olhar pra mim e reconhecer que não passo de uma impostora. Só mostro ao público meu "melhor lado", o lado bonito e iluminado. Em um mundo onde todos estão expostos na vitrine, seja na virtual ou na social, as pessoas sentem a necessidade de falar e agir de acordo com o que esperam dela, e ate de acordo com o que ela mesma espera de si próprio. Tudo é vaidade.
Até mesmo reconhecer minha hipocrisia não passa de vaidade. 

Apenas quando admito meu "lado sombrio", quando admito o quanto sou uma impostora, quando admito que vez ou outra uso máscaras, até mesmo quando estou orando, muitas vezes falo o que devo falar e não o que meu coração falaria, apenas quando admito toda a mediocridade do meu ser é que consigo de fato aprender sobre a Graça e a grandeza de Deus. 

Ele é bom, e eu não sou.
Ainda que eu fale palavras de piedade, ainda que eu demonstre toda minha humildade e quebrantamento, ainda que eu leve uma vida de renúncia, ainda que eu pregue e viva o que eu prego, ainda que eu faça obras sociais e não arraste uma fé morta e inútil, ainda que eu esteja dia após dia sendo conformada a imagem de Cristo. Ainda assim eu sou má. 
Nada em mim me torna mais ou menos aceitável. 

Pq é unicamente pela Graça. 

Como dizia Thomas Merton: "Santo não é aquele que é bom, mas o que experimenta a bondade de Deus". 

Portanto prossigamos em amar e em conhecer o Senhor, Ele conhece nosso coração, sabe que é totalmente corrupto, Ele não tem expectativas a nosso respeito e sabe que nossa tentativa (inútil) de agrada-Lo é apenas reflexo de nossa limitação em entender tamanho Amor e Graça.

Um comentário:

  1. Dou glórias a Deus porque a graça dele mim basta. Quando mim pego nestes momentos de amor e ódio, paciência e impaciência,ser capaz e incapaz e etc. Eu penso meu Deus quem sou eu afinal, desafeiçoada, pobre, cego e nu. O que seria de mim se não fosse a graça e o amor de Jesus que nós amou grandemente e enviou o consolador que tem nós revelado todas essas coisas. Muito boa essa palavra minha irmã que Deus continue te usando e falando grandemente contigo.

    ResponderExcluir