3 passos para se levantar após o pecado.

Sábado passado, dia 25/06/13 estive em uma reunião de jovens e adolescentes no Doron com pastor Jacemã. Todo último sábado do mês tem acontecido essa reunião, melhor dizendo, bate-papo com ele. Funciona mais ou menos assim: nós jovens e adolescentes escrevemos algumas perguntas no papel e ele escolhe algumas e responde.

Uma das perguntas respondidas foi: Como se levantar após o pecado? Achei a pergunta e a resposta bastante interessante e por isso estou trazendo-a para vocês. Agora vou escrever da minha maneira, mas eu fiz um vídeo dele falando. Esse vídeo estará no próximo Diário de um dia. Aguardem. 

3 passos para se levantar após o pecado.

1º - Confessar o pecado a DeusDevemos confessar os nossos pecados a Deus para receber perdão. João escreveu aos cristãos: "Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:8-9). A confissão aqui é feita pelo cristão ao Pai, com ajuda do Advogado Jesus Cristo. 


2º - Pedindo ajuda: Muitas vezes quando pecamos e queremos nos livrar do pecado, tentamos por nós mesmos fazer isso. Mas, quem vai por esse caminho de auto-ajuda não está vivendo debaixo dos princípios contidos na bíblia, que é a palavra de Deus. A bíblia nos ensina em Tiago 5: 16 "Confessai os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." Portanto, para sermos sarados precisamos confessar os nossos pecados a um irmão em cristo.

E é ai que entra uma questão importante: Mas, que irmão? A quem confessar o meu pecado? A resposta é simples: Confesse a alguém que poderá te ajudar a sarar-se. 

Muita gente com vergonha de confessar o pecado, porque o pecado é vergonhoso, acaba escolhendo uma pessoa que nada poderá fazer por ela ou poderá apenas ouvi-la. Ás vezes, recorrem a amigos que ainda não são maduros para ajudá-los ou a pastores e lideres que nunca mais verão, etc. 

O pecado é como um ferida que precisa ser cuidada por um bom tempo para sarar. A bíblia usa exatamente essa palavra sarar. É preciso ser tratado acompanhado e fortalecido na fé para não cair novamente. Deus se alegra quando obedecemos a Sua palavra. Procure pessoas maduras e seja totalmente sarado na alma, na mente, no corpo e no coração. 

3º - Fuja do que te fez pecar: No texto de provérbios 14:16 vemos 2 tipos de pessoas: " O sábio teme, e desvia-se do mal, mas o tolo se encoleriza, e dá-se por seguro."  O sábio é aquele que conhece a si mesmo e o pecado que mais lhe atrai e por isso se desvia dele. Já o tolo, mesmo sabendo do pecado que lhe atrai, confia em si mesmo, em suas próprias forças e chega perto/rodeia o que te faz(fez) pecar. 

É preciso evitar a ocasião/pessoa/objeto que te fez pecar. Procure se afastar do que te levaria a cometer o mesmo erro. Provérbios 16: 17 "O caminho dos retos é desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma."

Em resumo, os 3 passos para se levantar após o pecado são: confessá-lo a Deus, confessá-lo ao irmão maduro que poderá ajudar a sarar-se e ser sábio fugindo do que te fez(faz) pecar.



Vamos viver essas coisas. Deus os abençoe.

Autora: Jamille Dória

2 comentários: