Cubo mágico e a mágica do desapego


Esses dias meu irmão mais novo trouxe um cubo mágico pra casa e eu voltei ao desafio de resolvê-lo. Entre uma jogada e outra, Deus me falou algo que gostaria de compartilhar.
Cada vez que eu fazia uma jogada e conseguia aproximar quadrados da mesma cor eu acabava separando outros de outra cor. Por exemplo: se eu tinha dois quadrados verdes e queria juntar à outro de mesma cor, eu fazia uma jogada que acabava separando quadrados azuis. Acredito e espero não ser a única pessoa vencida por esse brinquedo. Eu me esforço e dedico meu tempo àquilo, mas não adianta: eu só consigo montar uma cor de cada vez!
Mas então, onde está Cristo nisso? Acredito que estar sensível ao Espírito de Deus não tem a ver com passar o dia “trancado num mundo gospel”, mas sim perceber o toque do Criador no máximo de coisas possíveis. Mas isso é assunto pra outra hora.
Percebi que pra consegui montar uma nova face precisaria me desfazer daquela que tinha acabado de construir. Mesmo que essa não seja a forma de conseguir resolver o cubo mágico, Deus resolveu falar comigo. Na vida “fora do jogo” a mesma lógica funciona. Você precisa se desfazer de seus velhos hábitos se quiser uma nova forma de vida. Quando alguém está resolvido à mudar de condição social, por exemplo, muda seus hábitos (seja estudando, trabalhando honestamente ou não) para alcançar seus objetivos. Mas então por que tanta gente faz diferente no Reino de Deus?
 Eu realmente estou cansada de ver gente que diz converter-se ao Caminho e em nada muda sua vida. As pessoas mudam pra tudo. Quando querem emagrecer, malham, fazem dietas ou cirurgias. Quando querem aumento salarial, aumentam sua produtividade. Quando querem falar outra língua, estudam-na. Mas no Reino do Rei dos reis, Jesus Cristo, elas querem entrar e continuar iguais.
Não estou falando em mudar de vida antes de entrar no Reino, pois Cristo te aceita como está e mesmo se tornando o mais certinho de todos você não irá merecer este ingresso. Mas, após ganhar imerecidamente o ingresso no próprio Cristo, não há como continuar o mesmo. É preciso desapegar-se da sua vida anterior com todas as ideologias erradas e aprender de Cristo o novo modo de pensar.
Também não quero me ater ao exterior. Não que não seja importante. Mas também estou cansada de ver gente que só canta “música de Jesus” e ainda não aprendeu à se importar com o corpo dEle. Ou então, gente que mudou seu jeito de falar e agora só chama todo mundo de “vaso, bênção ou qualquer outra coisa do evangeliquês”  mas ainda continua se achando a última bolacha do pacote e jamais poderia se rebaixar deixando o irmão pagar sua conta do lanche.
Aprendamos de uma vez por todas: ser cristão (pequeno Cristo, no original) é se fazer morada de Cristo, deixando o Espírito dEle fazer uma faxina e tirar todo lixo de ideias egoístas, que nos dizem pra viver em busca somente do sonho de classe média (casa, carro e filhos) e esquecer do outro, e deixar Ele trazer consigo toda a sua ideologia divina, que me diz pra amar o próximo como me amo.
“E Ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou. Assim, de agora em diante, a ninguém mais consideramos do ponto de vista meramente humano. Ainda que outrora tivéssemos considerado a Cristo assim, agora, contudo, já não o conhecemos mais desse modo. Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação; as coisas antigas já passaram, eis que tudo se fez novo!”
2 Coríntios 5:17
Letícia Bernardo

0 comentários: