Necessário, o extraordinário é demais!



E aconteceu que, num daqueles dias, estava ensinando, e estavam ali assentados fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia, e da Judéia, e de Jerusalém. E a virtude do Senhor estava ali para os curar. E eis que uns homens transportaram numa cama um homem que estava paralítico, e procuravam fazê-lo entrar e pô-lo diante dele. E, não achando por onde o pudessem levar, por causa da multidão, subiram ao telhado, e por entre as telhas o baixaram com a cama, até ao meio, diante de Jesus. E, vendo ele a fé deles, disse-lhe: Homem, os teus pecados te são perdoados. E os escribas e os fariseus começaram a arrazoar, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão só Deus? Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, respondeu, e disse-lhes: Que arrazoais em vossos corações? Qual é mais fácil? dizer: Os teus pecados te são perdoados; ou dizer: Levanta-te, e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa. E, levantando-se logo diante deles, e tomando a cama em que estava deitado, foi para sua casa, glorificando a Deus. E todos ficaram maravilhados, e glorificaram a Deus; e ficaram cheios de temor, dizendo: Hoje vimos prodígios. Lucas 5:17-26

Já havia lido esse texto muitas vezes sem perceber um dos temas centrais. Lia pensando no Jesus milagreiro, no esforço de subir no telhado e nos escribas incrédulos. Mas não pensava no problema central da incredulidade dos escribas. Analisemos com calma.


Levaram um paralítico ao encontro de Jesus. Em nenhum momento o texto diz qual o propósito do paralítico ter sido levado à Jesus. Mas Jesus, que é Deus e sabe melhor que qualquer um do que todos precisam, diz que os pecados daquele paralítico estavam perdoados por causa de sua fé. Isso significa que Jesus considerou que a salvação era mais importante que a cura de uma enfermidade. Acredito que você já tenha chegado à essa conclusão porque é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno (Mateus 5:30b).

Porém, após o perdão dado ao paralítico, os religiosos pensaram ser muito atrevimento Jesus decretar a salvação de alguém, pois somente Deus tem tal poder. E eles estavam certos em parte. Pois realmente é Deus quem salva. O erro foi não perceber que Jesus é o próprio Deus encarnado e por isso tem autoridade pra perdoar e salvar.

E então começa a parte que quero dar destaque. A lógica nos faz pensar que se alguém faz algo considerado mais difícil ela tem capacidade de fazer algo mais fácil. Por exemplo: se eu vejo alguém calculando uma raiz quadrada, eu vou pressupor que essa pessoa sabe efetuar as quatro operações básicas da matemática (soma, subtração, divisão e multiplicação), pois é necessário que para fazer um você saiba o outro. Da mesma maneira se eu vejo alguém tocando uma música de Tom Jobim no violão eu vou pressupor que ela sabe o que é uma escala maior e menor.

Então, observando os detalhes do texto, percebe-se que para os religiosos curar é mais difícil que perdoar. A prova de que Ele tinha capacidade de salvar foi a cura. Pois o próprio Jesus nos mostra o propósito da cura quando diz que ela será feita “para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados”.

É realmente absurdo pensar que foi necessário que Jesus curasse alguém para comprovar sua autoridade para perdoar. E muitas vezes nós, cristãos, agimos exatamente do mesmo jeito, pois continuamos sendo religiosos e não discípulos.
Em minha concepção, isso acontece porque damos mais valor ao milagre visível e palpável que o invisível, assim como na história. É perceptível facilmente no meio evangélico esse pensamento.

Quando se ouve um testemunho de um irmão que foi curado de um câncer geralmente o “aleluia” é bem maior que o “aleluia” ouvido no testemunho da irmã que diz que foi curada de sua soberba. Quantos lugares estão cheios de pessoas interessadas em presenciar cadeirantes que passam a andar? Quantos lugares estão cheios de pessoas interessadas na presença do Espiríto Santo?
Na mídia, o que se apresenta é um Jesus milagreiro. Principalmente no chamado “Show da Fé”. Nunca ouvi falar de um testemunho de casamento restaurado nesse show. É um espetáculo de milagres e coisas extraordinárias. Como se Jesus fosse entretenimento. Mas ninguém fala da fé de pastores que se reconciliaram e se arrependeram da divisão feita.

Que possamos todo dia lembrar que maior que a cura de um cego é a cura da cegueira espiritual de alguém. Nos era impossível se achegar à Deus, mas Jesus se fez ponte. E esse sempre será o maior milagre na vida de alguém. A salvação é o mais extraordinário e necessário de tudo.

Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas. 2 Coríntios 4:18

- Letícia Bernardo

0 comentários: