SEGUNDA CHANCE



"Veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo..." (Jonas 3.1)

A história do profeta Jonas sempre foi uma das minhas favoritas, na infância. O "herói" e o "vilão" são a mesma pessoa. O poder de Deus sobre tudo (mar, ventos, peixe, pessoas, plantas, vermezinho, sol) fica tão evidente nessa maravilhosa história, citada por Jesus em seu ministério, justamente em conexão com o ápice de Sua obra por nós: Sua morte e ressurreição!

Há, contudo, um detalhe muito interessante, animador até, nessa história: é a oportunidade que Deus dá de novo a Jonas, de participar de Seu plano de salvar vidas. Nínive, capital do império Assírio, era uma cidade habitada por pessoas perversas. Essa cidade tinha uma história de rebelião contra Deus. Fundada por Ninrode, um descendente do irreverenteCam, um dos filhos de Noé, seu princípio era Babel, isto é, confusão. O império Assírio foi notório na antiguidade pela maneira cruel como tratava seus conquistados e pela devassidão da vida de seus cidadãos. Crueldade, maldade, imoralidade... isso lembra alguma coisa?

Exatamente para esse lugar Deus manda um Seu mensageiro, para levar um recado: uma oportunidade de arrependimento, de mudança de vida, para evitar a punição divina. Jonas deve ter se arrepiado todo, da cabeça aos pés e decidiu sumir da presença de Deus, como se isso fosse possível. Vai para o porto de Jope, embarca num navio que ia o mais longe possível de Nínive. Em meio à viagem, é "surpreendido" por Deus, que lhe aplica a disciplina, que é um dos pontos atrativos de toda a história. Mas os olhos de Deus estavam atentos a Jonas, que se arrepende e ora ao Senhor. Quando alguém ora, de verdade, Deus sempre ouve. E Jonas tem sua segunda chance de obedecer. Deus faz a mesma convocação, exatamente como da primeira vez. E os ninivitas também tiveram o oportunidade de uma mudança de vida. Souberam aproveitá-la!

Deus se revela nessa maravilhosa história, de muitas maneiras:

1. Todo-Poderoso, podendo usar e controlar o que for preciso para executar Seu plano de resgatar vidas
2. Deus amoroso, disposto a perdoar os pecadores, independentemente do que fizeram, desde que se arrependam
3. Deus das oportunidades: nova oportunidade a Jonas, quando poderia facilmente usar outra pessoa e descartar aquele que O desobedeceu tão explicitamente; oportunidade aos habitantes de Nínive, para uma nova vida
4. Deus que dialoga com as pessoas, tratando pacientemente com elas, como faz com Jonas, no capítulo 4, o último do livro.

Às vezes nos sentimentos inadequados ou mesmo excluídos do "rol das pessoas aceitas e chamadas por Deus". Há alguém muito interessado em nos fazer sentir assim, o diabo, velho inimigo de Deus e nosso inimigo. Tal sentimento não é verdadeiro, é apenas um sentimento. Na verdade, Deus está dando a cada um de nós, sempre mais uma oportunidade para nos achegarmos a Ele, desfrutar de Seu amor e perdão, participarmos de Sua obra fantástica de resgatar vidas. Com Deus não há impunidade, isso também é verdade. Ele é Justo e Verdadeiro. Mas este é o tempo em que Ele oferece, gratuitamente, a cada um, a oportunidade de vida abundante.

Ele faz isso através de Seu Filho, JESUS CRISTO, o Resgatador, Salvador, Libertador e único Senhor. Ele, sofrendo o castigo por nós na cruz, recebeu em nosso lugar a punição pelos nossos pecados. A dívida foi paga e, para torná-la eficaz, a pessoa precisa arrepender-se e crer nEle. Isso é ter fé em Jesus. É assim que somos salvos: de graça, mediante a fé. Mas virá um dia, e está muito próximo, em que esse tempo se findará, o tempo das oportunidades, das segundas chances,chegará ao fim, e as contas serão acertadas. Quem aproveitou a oportunidade, entrará para a Vida Eterna no Céu, com Deus, mas todo aquele que desperdiçou, desprezou a mensagem, rejeitou o convite, não acreditou, será para sempre separado de Deus, para o castigo eterno. (Mateus 24.31-46)

É sua hora, é sua oportunidade, não deixa passar a chance! Deus o chamou já uma vez, está chamando agora, de novo: é a sua hora!

- Quico e Miriã.

0 comentários: