ANSIEDADE.


Texto: Lucas 12.22

"A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir."

É interessante a maneira como Jesus inicia esse belíssimo ensino sobre a ansiedade...ou, sobre a CONFIANÇA! Ele usa as palavras por isso. Quando lemos por isso, portanto, é bom olharmos o que vem antes, para termos um entendimento melhor.

Antes, pois, de Jesus falar sobre a ansiedade, ele estava tratando da avareza e contou a parábola contida nos versos 16 a 20: Um fazendeiro, cujo campo teve uma colheita muito grande. Tamanha foi a sua safra, que ele derrubou os velhos celeiros e construiu outros maiores, onde pudesse armazenar todo o produto. Então falando consigo mesmo, disse que poderia descansar e aproveitar, pois estava abastado. Aí Deus entra naquela cena e diz: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?"

Com essa parábola Jesus ensina que nossa vida na terra é transitória e os meios de preservá-la é que estavam sendo a causa da ansiedade de seus ouvintes: o que comer, o que vestir, possuir, guardar para si mesmo. Alguém disse que a ansiedade não tem poder algum sobre o passado, não resolve questões futuras e minam nossas forças, impedindo-nos de desfrutar do presente.

Para acentuar Seu ensino, o Senhor usa dois exemplos: os corvos e os lírios. Uma ave de rapina e flores que nascem e crescem nos banhados, sem ao menos serem cultivadas. Jesus diz que Deus provê alimento a essas aves e veste os lírios com beleza e resplendor. Se Deus cuida dos corvos e dos lírios, como não cuidaria de Seus filhos?

Pessoas que não conhecem a Deus, naturalmente gastam todas as suas forças e tempo em busca dessas coisas, não sabendo que, a qualquer momento, tudo pode se acabar...menos a sua alma, essa precisa de um destino, e esse destino será eterno.

Somente uma coisa há que a pessoa pode fazer aqui na terra, que vai influenciar sobre o destino eterno de sua alma: Buscar, em primeiro lugar o Reino de Deus! (versículo 31). 

Deus não nos criou para vivermos estressados e extenuados, gemendo debaixo de todo o peso gerado pela ansiedade inútil. Deus criou você para desfrutar de Sua presença e, consequentemente, ter relacionamentos saudáveis, alegres e edificantes com seu próximo, viver em paz, na alegria do Espírito Santo. Isso não é religião, mas nos atrairá a pessoas que têm a mesma experiência e nos lançará, sem dúvida, de alguma forma, à tarefa maravilhosa que Deus espera de nós: resplandecer a Sua luz, proclamar, testemunhar aos sobrecarregados pela ansiedade, para que também sejam libertos.

Priorizar o eterno, duradouro, em vez de agastar-se com o efêmero, passageiro. Ele mesmo, Jesus, ACRESCENTARÁ todas as coisas, em Seu infinito amor e graça! "Buscai, pois, em primeiro lugar o seu reino, e estas coisas (roupas, alimentos e o mais, necessário) vos serão acrescentadas." (12.31)

- Miriã Almeida

0 comentários: