A grandeza de servir.

6º dia da temporada: 1 dia como blogueiro(a).  
Palavra abaixo escrita por Paulinho Santos.


Gostaria de começar este texto falando de como é nobre , esplêndido e honroso servir uns aos outros . Hoje em dia muitas pessoas  esqueceram de praticar este lindo ato, pois vivemos numa sociedade e num contexto em que ser grande é ser servido,  enquanto Jesus nos ensina que ser grande é ser servo de todos. Desde o começo, Deus criou o homem para adorá-lo e o servi-lo, mas  devido ao pecado o homem foi deixando este ato tão lindo e nobre de servir. "Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do  Éden para o lavrar e guardar." Gênesis 2:15

Significado da palavra servo – Pertencer a um Senhor e não a si mesmo; não tem liberdade própria, embora tenha vontade e pensamentos  próprios; serviçal, cuidar, exercer, oferecer, fornecer. Servir é um ato muito mais ligado ao qualitativo do que ao quantitativo;  muito mais ao emocional do que ao racional; muito mais ao satisfazer-te do que ao satisfazer-me. Mas ser servo não basta, é preciso ter  um coração de servo de fato, onde o levará a servir espontaneamente , sem esperar nada em troca e nem ser reconhecido. 

A Bíblia diz  que o servo é aquele que se faz escravo, não reivindica nada, não exige os seus direitos. O que reivindica e exige seus direitos não  é servo, é empregado. Podemos servir com um sorriso, abraço, uma palavra, atenção à alguém, carona, etc… “porque, sendo livre de  todos, fiz-me escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível.” (1 Co 9.19).

Se você almeja alguma posição, como cristão,  torne-se primeiro um servo. Existem pessoas que possuem sonhos e metas, mas não alcançam seus objetivos porque não aprenderam servir.  Temos que ser servos em qualquer posição em que estamos servindo. S'e alguém me quiser servir, siga-me; e onde eu estiver, ali estará  também o meu servo; se alguém me servir, o Pai o honrará." João 12:26.

O maior exemplo de servo é Jesus, onde nos ensina de como servir ao Pai Celestial e também uns aos outros. 'Assentando-se, Jesus  chamou os doze e disse: Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos". Marcos 9:35

Eu poderia escrever mais sobre este assunto , mas melhor do que escrever, é começarmos a viver mais este ato tão simples, nobre e  perfeito que Jesus nos ensinou, que é servir. Eu gostaria de terminar este texto perguntando a mim e a você: COMO É O TEU CORAÇÃO?  DE SERVO OU DE SENHOR?

" Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a  Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado  na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho  dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai." Filipenses 2: 5-11

Jesus lavando os pés dos discípulos.

Autor: Paulo Santo, 28 anos, tecladista do Ministério Radicalize Clique aqui e conheça mais.
Meu amigo e irmão em Cristo.

Um comentário:

  1. A parte que considerei mais o interessante foi o fato do servo não reinvidicar. Quantas vezes oramos somente à procura de bênçãos, e não como busca pura do Pai?! Precisamos viver mais o amor que alcançou e venceu a cruz e deixar de lado o velho homem que somente quer se beneficiar disso.
    Att

    Maressa Novais

    ResponderExcluir