Ao Deus desconhecido



Venho compartilhar algo muito interessante sobre a palavra com vocês!

Atos 17: 22 - 23: "E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos; Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio."

Quem já não leu esta passagem? Talvez você não conheça a história por detrás destes versículos.

O Altar ao Deus desconhecido encontrado no areópago da Grécia foi fruto de uma consulta a um oraculo de Delfos, cidade grega que fica pouco antes de entrar na península de Acáia pouco antes de Corinto.

Seis séculos antes de Cristo, oito séculos de distancia de nós, a Grécia passou por uma enorme seca fazendo com que o estado se enfraquecesse devido à necessidade de importar água, gados e plantações inteiras estavam morrendo no campo, e as pessoas de fome e sede. Os gregos então fizeram vários sacrifícios a vários deuses, porém, a seca não parou e se tornava mais devastadora.

O desespero levou os governantes gregos quase que em total unanimidade, buscarem conselho com um oráculo de Delfos. O oráculo então disse aos gregos que existia um Deus maior que todos os deuses da Grécia que precisava ser apaziguado, então ordenou que eles fossem a Ilha de Creta, pois lá existia um homem sábio chamado Epimenides que saberia como fazer isso.

Os gregos então partiram para Ilha de Creta encontraram Epimenides e o levaram para Atenas. Ao chegar na Grécia Epimenides perguntou: "aqui existe mais deuses do que pessoas?", naquela época os gregos tinham 33.000 deuses e suas estatuas podiam ser vistas nas ruas por todos.

Epimenides pediu que se separassem dois grupos de ovelhas famintas e as soltasse num dos poucos campos verdes que ainda existiam, um grupo iria imediatamente começar a pastar, enquanto o outro grupo faminto iria escolher um lugar para se deitarem todas juntas, e neste lugar deveria ser levantado um altar ao “Deus desconhecido” e estas ovelhas, as que escolheram o local deveriam ser sacrificadas para este Deus.

Assim foi e a seca imediatamente cessou, seis séculos depois, Paulo de Tarso usaria a consequência deste fato para pregar ao Senhor Jesus.

Incrível historia não é mesmo? Seis séculos antes de Cristo, uma seca fez com que Deus fosse Glorificado e colocado sobre todos os deuses da Grécia, deuses que não conseguiram resolver o problema da seca, entrando para a lista enorme das deidades dos gregos e proporcionando uma pregação fantástica de Paulo aos Atenienses.

Isso não é fantasia, é história, tanto que o altar “ao Deus desconhecido” foi fruto deste acontecimento, e era assim que os gregos de forma muito limitada conhecia Deus na época do apostolo Paulo.

Para mim, é nada mais que a ação da soberania de Deus na história da humanidade!

Um pequeno detalhe que talvez você não tinha observado.

Que Deus seja glorificado!

- Maicon Chaves



0 comentários: