Então, faça amor!



E o rei afligiu-se, mas, por causa do juramento, e dos que estavam à mesa com ele, ordenou que se lhe desse. E mandou degolar João no cárcere. E a sua cabeça foi trazida num prato, e dada à jovem, e ela a levou a sua mãe. E chegaram os seus discípulos, e levaram o corpo, e o sepultaram; e foram anunciá-lo a Jesus. E Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, apartado; e, sabendo-o o povo, seguiu-o a pé desde as cidades. E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos. E, sendo chegada a tarde, os seus discípulos aproximaram-se dele, dizendo: O lugar é deserto, e a hora é já avançada; despede a multidão, para que vão pelas aldeias, e comprem comida para si. Jesus, porém, lhes disse: Não é mister que vão; dai-lhes vós de comer.

Mateus 14:9-16

Nesse texto o que me chamou atenção foi o quanto Jesus era movido por amor e compaixão. Assim que João Batista morreu, Ele se retirou e queria ficar só. Se fosse eu também ia querer ficar só. Afinal, perder um primo é barra mesmo.
Mas o povo descobriu onde Ele estava e foi atrás pra encher a paciência e pedir milagre. Ele colocou a tristeza no bolso e foi lá curar todo mundo. Mesmo que muitos ali fossem interesseiros. Eles não queriam Cristo em si mesmo. Queriam cura pras suas doenças. E ainda assim Cristo abriu mão de sua privacidade, num momento tão triste, pra atendê-los.

Quero chamar atenção para o versículo 14 desse texto na versão da Bíblia Literal do Texto Tradicional Anotada: 
  14 E, Jesus, havendo saído (do barco) , viu uma grande multidão, e foi movido de íntima compaixão para com ela, e curou os seus enfermos. (Grifos meus)
Olhando de perto podemos ver nos grifos: 
σπλαγχνιζομαι /splagchnizomai
1) ser movido pelas entranhas; daí, ser movido pela compaixão; ter compaixão (pois se achava que as entranhas eram a sede do amor e da piedade). 
Dicionário Strong Português

O que é colocado em cheque em minha vida diante deste grifo é: quantas vezes me movi à fazer algo quando senti compaixão de alguém? Quantas vezes o meu sentimento não gerou nenhuma atitude sequer? 

Jesus não era alguém que simplesmente tinha sentimentos bonitos, Ele era movido pelo ágape. Não importava se o amor da multidão era interesseiro ou se havia alguma maneira de lucrar com aquilo, também não importava  quem entre os doentes era mais íntimo. Ele simplesmente curou os doentes. 

E depois os discipulos ainda pediram pra mandar o povo embora. E Ele quis se esforçar até naquilo que não tinha pra passar mais tempo com a multidão. Ele conseguiu milagrosamente comida pra que o povo não passasse fome e ficasse por perto. 

Ele fez tudo que eu não faria pra me ensinar a amar aos outros acima das minhas necessidades. Ensinar que amor não é sentir, é fazer. Então, faça amor!

5 comentários:

  1. Que nós, como imitadores de Cristo possamos olhar para o próximo como Cristo olha!
    Ótima palavra!

    -Ellen Leite

    ResponderExcluir
  2. A palavra de Deus na sua simplicidade e nobreza. Excelente post!

    Adriano

    ResponderExcluir