Quando só amamos quem queremos amar.


Eu não sei se é o seu caso, mas o meu coração é bastante egoísta. Penso muito em mim e pouco nos outros. Amo aqueles que me convém amar, que são "fáceis" de amar, que me amam também ou que me trazem algum benefício. Tenho me deparado com essa triste realidade que há em mim. Cheguei a essa conclusão quando parei para avaliar o quanto me dedico ao outro. O quanto me sacrifico pelo bem de alguém e não meu. O quanto abro mão do meu tempo livre para estar com quem "não gosto muito" ou quem "da trabalho". Vi que faço isso muito pouco. E a grande questão é que eu sei, em teoria, o que é amar, mas, nem sempre coloco esse amor em prática.

A melhor definição de amor pra mim e está de 1 João 3:16 que diz: "O amor é conhecido nisto: Cristo deu a sua vida por nós e nós devemos dar a nossa vida pelo irmãos". O amor definido aí é um amor sacrificial. Jesus morreu/se sacrificou/deu a vida por nós quando ainda éramos inimigos da cruz, pecadores (Romanos 5:8) e é assim que devemos amar os nossos irmãos, dando a nossa vida. Parece impossível não é? Como estou longe disso! Não tenho dado 1 hora do meu dia, não gasto 5% do meu dinheiro, não tenho ligado/procurado 3 irmãos durante a semana, como poderei dar a vida?

Lembro a vocês que não estou falando de pessoas que amamos de graça. Que são nossos amigos próximos ou parentes. Amar essas pessoas até o mundo ama. 

O amor é oposto ao egoísmo.

"... o amor não busca seus próprios interesses..." I Co 13:6. Em um coração egoísta, só existe o amor próprio. Quando amamos quem queremos amar, estamos apenas pensando em nós, no que nos faz bem, não existe sacrifico nesse amor, não existe entrega nesse amor. 

O coração de Jesus

Dizemos que queremos ser como Jesus e muitas vezes não o imitamos no quesito amor. Jesus nos ensinou através de suas palavras, mas, muito mais, por seu exemplo sobre o que é amar. Ouvi uma frase do pastor Sérgio Franco*, muito querido por mim que dizia "Amar é se entregar a Deus a favor de alguém". E o próprio Jesus fazia isso o tempo todo. Posso citar vários exemplos onde Jesus não se importou com os seus próprios interesses, mas amou. Ele amou seus discípulos lavando seus pés, Ele amou aquela viúva que perdeu seu filho, Ele amou os soldados e o ladrão da cruz no momento da sua morte. Até lá, quando Ele estava sendo maltratado e crucificado, Jesus amou. 

Precisamos entender que não amar o irmão é pecado.

Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus. Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. 1 João 3:10-11

Concluindo:

A teoria eu sabia, agora você já sabe, falta para nós o viver.  Encaremos a falta de amor como uma ofensa a Deus e busquemos dia a dia amar, amar como se deve, se sacrificando pelos irmãos.

- Jamille Dória.

* Indico essa série de vídeos do pastor Sérgio Franco onde ele fala sobre o amor. Clique aqui: Tudo se resume no amor de Deus


0 comentários: