DESESPERO X CALMA




Para sabermos como era a "agenda" de Jesus enquanto exercia Seu ministério aqui, é só olhar para os evangelhos e tentar acompanhá-lo em Seus muitos momentos de ensino, de curas, de libertação de pessoas possuídas por demônios, de operação de tantos tipos de milagres, de enfrentamento de Seus opositores, etc. E isso, quando lido no Evangelho de Marcos então, é impressionante, pois Marcos escreve de uma forma "rápida", selecionando os feitos do Senhor, numa linguagem adequada ao tipo de leitores aos quais se dirigia.

No capítulo 4, versos 35 a 41, encontramos um episódio muito conhecido: Jesus acalmando uma tempestade. Eram frequentes os ventos que se formavam nas montanhas ao redor e de lá desciam, agitando as águas do "Mar" da Galiléia, que ficava numa depressão, cerca de 200 metros abaixo do Mediterrâneo. 

Jesus e os discípulos estavam indo para o outro lado desse grande lago, chamado Mar da Galiléia e outros barcos também fazia a travessia com eles. Depois de um dia cheio das atividades mencionadas acima, Jesus estava tão cansado, que dormia sobre um travesseiro, no barco. Jesus não era imune ao cansaço físico, enquanto em Sua vida terrena! (Que consolo saber disso!) De repente começa a soprar o vento e vai ficando cada vez mais forte a ponto de apavorar os discípulos, a maioria deles afeita aos perigos do mar, pois tinham sido pescadores. 

Eles despertam o Senhor, perguntando, aflitos, se Ele não se importava que morressem. Jesus "repreende" o vento e deu uma palavra de ordem ao mar, para que voltasse à bonança. "E fez-se grande bonança"! (verso 39) Mas, em seguida Jesus censurou a falta de fé dos discípulos. (verso 40). 

Creio que o Espírito Santo deixou relatado esse episódio tão lindo e importante, para que façamos HOJE um paralelo em nossas vidas: quem de nós não está passando por tribulações, verdadeiras "tempestades", como: enfermidades, necessidades, esperas, situações inexplicáveis, humanamente sem solução, perda de entes queridos...lutas por fora e temores por dentro, como disse o Apóstolo Paulo em II aos Coríntios 7.5?! 

Há uma certeza: JESUS ESTÁ CONOSCO NESTE BARCO! Podemos - e devemos - clamar a Ele agora mesmo. Ás vezes, Ele não nos afasta dos problemas ou não traz a solução que esperávamos, mas nos eleva acima do alcance das "ondas", de tal forma nos enche de um vigor celestial, nos "refrigera a alma", nos acaricia com aquele puxar de orelhas: "Como é que você não tem fé?" Quando O ouvirmos nos confrontar assim, não nos sintamos reprovados mas, pelo contrário, vejamos o Senhor nos levando a ver que HÁ uma fé, ainda que tênue, em nosso coração e que, se for usada, vai crescer! E é isso que vai nos levar em segurança para a outra margem e agradar o coração de Deus... além de preparar-nos para os próximos embates! 

Miriã Almeida

Um comentário:

  1. Amém. Por mais que as coisas sejam simples nós sempre complicamos tudo, e acabamos esquecendo que temos um grande Deus em nossas vidas. Que possamos descansar no Senhor e lembrar sempre que ele é o Deus das causas impossiveis.

    ResponderExcluir