Quando queremos mais que o necessário.





Deus esses dias tem me levado a pensar sobre o que é realmente necessário. Ele tem ministrado fortemente em meu coração que nós, humanos, temos a tendencia de querer sempre mais do que o necessário, e esse é o grande perigo. Quando querermos mais do que o necessário, acabamos dizendo com atitudes que o que Deus nos dá não basta, que a bíblia em Filipenses 4:19 está enganada quando diz "O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus". O nosso grande problema é que vemos algo DESNECESSÁRIO como NECESSÁRIO e aí passamos a desconsiderar a palavra de Deus e a buscar incansavelmente alcançar o desnecessário que, para nós, é necessário. 

Pare e pense agora: O que você considera como necessário? 

O texto de Mateus 6:25-33 nos fala claramente em relação a isso. Leia: 

Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?
Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? 
E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; 
contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. 
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? 
Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? 
{Pois a todas estas coisas os gentios procuram.} Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. 
Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 

A ansiedade citada no texto está em coisas que realmente são necessárias, são elas: o que comer, o que beber, o que vestir. Sem comida, morremos. Sem bebida, morremos. Sem roupas, morremos "de vergonha" rs (quando entrou o pecado no mundo, as roupas passaram a ser necessárias para cobrir a nossa nudez). Mas, apesar de serem coisas VERDADEIRAMENTE NECESSÁRIAS, Jesus nos diz para não ficarmos ansiosos, pois Ele supriria essas necessidades. É importante dizer que Jesus promete suprir essas necessidades e não aquilo que nós vemos como necessário, e não os nosso "caprichos". 

E ele realmente o fez (e tem feito), quando esteve aqui na terra, como homem, sempre que via a necessidade de alimentar as multidões ele fazia, de curar, ele fazia, de libertar, ele fazia. Mas, não existe nenhum texto na bíblia que fala de Jesus providenciando uma mansão para alguém, um marido para alguém, uma "carroça de luxo" para alguém rsrs. Ele dava o necessário. 

O que me levou a pensar nisso é o fato de ver que muitos desistem de caminhar com o SENHOR por causa dessa busca incansável pelo desnecessário "necessário". A nossa cultura capitalista nos leva a pensar assim, que precisamos ter. Essa é a palavra que eles usam contra nós. Você PRECISA desse carro. PRECISA desse emprego. PRECISA desse prazer. PRECISA desse namorado. Você precisa. Sim, é NECESSÁRIO, você não vê? E nós, como não estamos contentes com o que Deus tem nos dado, caímos na ilusão de acreditar que realmente precisamos. E é aí que erramos.

A resposta que devemos dar a essa tendencia humana e carnal é o CONTENTAMENTO. “Contentamento” não é uma expressão de alegria intensa, de júbilo, mas, sim, de preenchimento, de saciedade, de suficiência. Contentamento não tem a ver, essencialmente, com alegria ou tristeza, com ter muito ou pouco, mas com a confiança de que a providência de Deus sempre garantirá os recursos e meios necessários para nosso sustento e para o cumprimento de Seus propósitos em nossa vida.¹

Não veja o desnecessário como necessário, mas, esteja contente com a provisão de Deus em sua vida, suprindo as suas REAIS necessidades. 

- Jamille Dória.
¹ Fernando Saboia 

















0 comentários: