Propósitos de Deus... De Deus!




Quantas vezes você já confundiu, por escolha própria, a sua vontade com a vontade de Deus? Quantas vezes você já se enganou preferindo acreditar que os seus propósitos eram os propósitos dEle? Ser parcial em momentos de decisão é tão comum quanto não debatido. Vamos entender...

Tendemos a ser melhores em teoria que em prática. A quem e a que estou me referindo? Àqueles que tem discursado de maneira bonita, mas vazia, dizendo que abrem mão de si mesmos para viver a boa perfeita e agradável vontade do Senhor, mas no momento em que precisam escolher entre dois caminhos, seguem por aquele que lhe é conveniente, e, o pior, atrelam sua escolha a Deus.

Quero ilustrar os parágrafos anteriores trazendo uma passagem bíblica que o Senhor usou para falar muito comigo a esse respeito: se encontra no livro de Atos, no capítulo 16, a partir do versículo 16. A passagem que retrata Paulo e Silas na prisão. Segundo o texto, eles foram presos após terem usado de sua autoridade concedida por Deus para expulsar um espírito maligno pelo qual uma mulher escrava predizia o futuro. Após ter sido liberta, ela já não gerava tantos lucros a seus senhores, que, revoltados, decidiram denunciar Paulo e Silas, que foram presos. Por volta da meia-noite, eles começaram a louvar ao Senhor e as cadeias ruíram. Para muitos, esse fato é o mais curioso e surpreendente. De fato, é uma lição e tanta, posso até escrever sobre isso depois. Mas qui, quero me ater ao acontecimento posterior ao ruir das cadeias.

Após a destruição da prisão, o carcereiro, desesperado, quis suicidar-se, mas foi impedido por Paulo que disse: "Não faça isso! Estamos aqui!". Essa sim é a grande lição deste texto. Alguém que está preso e após adorar a Deus vê seu cárcere encerrado tende a pensar "vou fugir pois essa é a vontade de Deus", mas Paulo entendeu que a vontade de Deus nem sempre está atrelada às circunstâncias. Não era a liberdade deles que definiria o propósito de Deus. Afinal, quem sabe se tudo aquilo que aconteceu não foi simplesmente para que a salvação do Senhor alcançasse aquele lar? Paulo e Silas precisavam ser livres, Deus sabia disso, Ele sabia que eles estavam padecendo por amor a Seu Evangelho, o Senhor tinha esse conhecimento, claro, mas como uma frase ministrada por um líder meu: o propósito é maior que a necessidade. Com essa atitude de Paulo e Silas, o carcereiro acalmou-se e quis saber o que era necessário fazer para alcançar a salvação, e soube: "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa". Dessa maneira aconteceu. Aquele homem e toda a sua casa creram em Jesus e foram salvos.

Toda a situação que você está enfrentado tem um propósito. Tenho certeza que você já ouviu isso. Em momentos de angústia, de dor, de tribulação, tudo coopera pra o seu bem. Mas o que preciso frisar é que nem sempre o escape que lhe parece tão obviamente providenciado por Deus o é. O que precisamos é escutar a inconfundível voz do Senhor e estar alinhados com Seu propósito para que façamos a coisa certa e cumpramos a boa, perfeita e agradável vontade dEle. Lembre-se: o propósito é maior que a necessidade!


-Alan Barbosa

3 comentários:

  1. Amém, boa palavra, essa passagem é mesmo tremenda, e o agir de Deus é lindo!

    ResponderExcluir
  2. Amém, boa palavra, essa passagem é mesmo tremenda, e o agir de Deus é lindo!

    ResponderExcluir