A VOZ DO SENHOR. (Salmo 29)



Um dos instrumentos mais eficazes que Deus concedeu ao homem para se comunicar, é a voz. Quantas palavras falamos e quantas ouvimos ao longo de um dia! A voz está diretamente ligada ao ouvir. Ela depende, naturalmente, do ouvir. Deus fala e ouve e, se nos deu essas duas capacidades, ao nos criar, é claro que visa comunicar-se conosco.

Ao longo da história do homem, narrada na Bíblia, vemos Deus falando sempre: através de sonhos, visões, profetas. Por último, Sua voz veio a nós encarnada, na Pessoa de Seu próprio Filho, Jesus Cristo.

A voz do Senhor por vezes foi ouvida; mas, muitas vezes foi desprezada, ignorada, rejeitada. Tais atitudes em relação à voz de Deus selam a destruição da própria pessoa, mas nada mudam em relação às Suas palavras. 

Sua maravilhosa e doce voz continua sendo:

- poderosa como o trovão
- cheia de majestade --- Ele é o Rei!
- potente para quebrar os duríssimos cedros
- fonte de onde são despedidas labaredas de fogo
- força que faz tremer desertos
- energia que faz dar cria às corças (mesmo sendo elas animais que busquem os lugares mais secretos para dar à luz seus filhotes!)

Há muitas vozes no mundo hoje. A iniquidade tem se multiplicado, como o Senhor nos alertou, e assim, também as vozes: seitas, heresias, músicas torpes, mídias que trazem uma avalanche de informações a cada dia, a cada hora. Em meio a toda essa caudalosa correnteza de palavras, encontram-se algumas bem perigosas: pregações em púlpitos e nos meios de comunicação, que nada mais são senão exposições de idéias humanas, em nome de Deus! Muitos são os que tem dado ouvidos a essas vozes!

Mas há uma voz, a voz de Deus, que ainda " acalma as tempestades", ainda cura enfermos, no corpo e na alma; voz que, poderosa e amorosamente, com toda a sabedoria, aponta o Caminho, traz a Verdade, conduz à Vida. Hoje Ele ainda, mansamente, nos convida a uma "parada": os pés de Jesus, feito Maria, que "quedava-se assentada, a ouvir-lhe os ensinamentos". (Lucas 10.39)

O Dono dessa voz, poeticamente comparada no Salmo 29 com a força dos mais poderosos elementos da natureza, está muito desejoso de se fazer ouvir por cada um de nós.

- Quico e Miriã. 





2 comentários:

  1. Muito bom, pena que nei sempre estamos atentos ou sensiveis para ouvir a voz do Senhor. Deus é poderoso para fazer e quando ele diz que vai fazer ele faz. Que o Senhor possa mim tornar sensível para que eu possa ouvi-lo e endentificar a sua voz. Deus abençoe os irmãos!

    ResponderExcluir
  2. A voz do Senhor ouve-se sobre as suas águas; o Deus da glória troveja; o Senhor está sobre as muitas águas.
    A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade.
    A voz do Senhor quebra os cedros; sim, o Senhor quebra os cedros do Líbano.
    Ele os faz saltar como um bezerro; ao Líbano e Siriom, como filhotes de bois selvagens.
    A voz do Senhor separa as labaredas do fogo.
    A voz do Senhor faz tremer o deserto; o Senhor faz tremer o deserto de Cades.
    A voz do Senhor faz parir as cervas, e descobre as brenhas; e no seu templo cada um fala da sua glória. (Salmos 29:3-9)

    Esse Salmo sempre tá no meu coração. A voz do Senhor é poderosa!

    ResponderExcluir