Com quem me relacionar amorosamente?



O título do texto diz: Com quem me relacionar amorosamente? Em outras palavras podemos dizer: Com quem me relacionar amorosamente visando o casamento? Devemos ter esse entendimento claro em nossas mentes antes de continuarmos com a leitura. Discípulos de Jesus, não "namoram" por namorar, mas se comprometem com alguém objetivando o casamento.



Em Gênesis 24: 43 à 46 lemos "Eis que estou junto à fonte de água; seja, pois, que a donzela que sair para tirar água e à qual eu disser: Peço-te, dá-me um pouco de água do teu cântaro; E ela me disser: Bebe tu e também tirarei água para os teus camelos; esta seja a mulher que o SENHOR designou ao filho de meu senhor. E antes que eu acabasse de falar no meu coração, eis que Rebeca saía com o seu cântaro sobre o seu ombro, desceu à fonte e tirou água; e eu lhe disse: Peço-te, dá-me de beber. E ela se apressou, e abaixou o seu cântaro de sobre si, e disse: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; e bebi, e ela deu também de beber aos camelos. Gênesis 24:43-46


Nesse capítulo da Bíblia está o registro de um sinal dado por Deus em confirmação de um NOIVADO, porém, só há uma condição imposta por Abraão que era pai de Isaac ao seu servo, a condição era: Isaac deve casar com alguém que faz parte da minha linhagem, da minha parentela, da minha gente (Gênesis 24:4); o servo trazendo uma noiva que fosse da linhagem de Abraão já seria uma pessoa adequada para Isaac. E a partir dai a responsabilidade e a autoridade paternal e espiritual sobre a vida de Isaac estava sobre o servo. 


Por sua vez o servo por zelo e cuidado pediu a Deus que lhe fosse dado um sinal e o sinal foi dado. (Gênesis 24:46) 



O que quero te mostrar é: 


Ouve uma condição para que o noivado fosse de DEUS, a condição era: fazer parte do mesmo povo! Trazendo para os nossos dias, fazemos parte do mesmo povo, somos filhos de Deus a partir do momento em que aceitamos a Jesus como nosso Salvador e Senhor, e a partir dai fazemos parte da mesma linhagem, da mesma descendência, somos herdeiros da mesma promessa, a promessa da salvação. 

O segundo o ponto é: A quem foi dado o sinal? 



O sinal foi dado ao servo, que se tornou autoridade sobre a vida de Isaac, pois Abraão o fez jurar, se responsabilizando pela vida sentimental de seu filho. Nos dias de hoje o sinal seria dado por Deus para alguém que fosse autoridade sobre o homem, o noivo, ou ao próprio homem, este já tendo atingido a maior idade, porque este já pode decidir e escolher pois é responsável e o sacerdócio do lar pertencerá a ele, o cabeça. 


Então nesse texto no que se diz repeito a relacionamento existem os seguintes tópicos: 

1° Com quem me relacionar. 

2° De quem é a escolha. 

3° A quem Deus dá o sinal; 

E em resposta: 

1° Devo me relacionar com quem faz parte do meu povo, o povo de Deus, os filhos de Deus, aqueles que O têm como Senhor e Salvador, e que confessam Jesus como o filho de Deus.. 

2° A escolha parte do Homem e sua família. (Obs: Agora entra o livre arbítrio, mesmo assim Deus permite que você aceite ou não). E isso dependerá de sua comunhão com Deus e seus princípios, ou seja, o que realmente te importa e te satisfaz. 

3° O sinal é dado à autoridade sobre a vida do homem, o noivo quando este ainda esta debaixo da autoridade de alguém, de outra maneira Deus dará ao próprio homem, porque como já foi dito, ele será o sacerdote do lar. * 

* Vale ressaltar que o sinal não é um regra. Ele nem sempre é necessário e nem sempre acontecerá. 

Concluindo:

Deus te dá uma condição, que é simplesmente que a pessoa com quem você vai se relacionar professe a mesma fé que você e faça parte do mesmo povo, a Igreja de Cristo. 
E se estudarmos o livro de Rute e o contexto da história chegarão à mesma conclusão. 

Olhe só: 



Rute 2:2 - “E Rute a moabita, disse a Noemi: Deixe - me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos olhos eu achar graça. E ela disse: Vai minha filha.” 


É importante perceber que ela foi atrás de achar graça aos olhos de alguém, e não há nenhum tipo de especificação ou definição dada por Rute de quem seria esse "alguém". Mas esse "alguém" foi Boaz, que era parente do falecido esposo de Rute, ou seja, era da sua família, sua linhagem, seu povo. 

Lembrando que Rute poderia ter seguido sua vida normalmente e assim está registrado no livro de Rute no capitulo 1 do versículo 5 ao versículo 15, mas no versículo seguinte olhe a resposta de Rute: " Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu DEUS é o meu Deus; "; Rute aceitou continuar fazendo parte da família de Noemi que era judia, e sabemos que o povo judeu era o povo escolhido por DEUS mas através de Jesus fomos escolhidos por Deus para também sermos seu povo. 

(Observação: Se possível for, estude todo o livro de Rute, e até mesmo o livro de Ester. Você será tremendamente abençoado!) 

Que Deus possa te abençoar através dessa palavra! 




Autor: Iuri Cerqueira. 

Adaptado por: Jamille Dória. 







Quer ler mais sobre esse assunto? 





Dúvidas sobre assunto?

2 comentários: