A Graça da Salvação.

Efésios 2 – Estudo bíblico

1) E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados. Efésios 2:1

Deus nunca criou a morte, a morte foi a consequência do pecado do homem. Nós quando estamos vivendo em uma vida de pecados, morremos espiritualmente, pois ficamos separados de Deus, pois ele é santo e não há comunhão entre trevas e luz. Ele nos vivificou, nos deu a vida por meio de Jesus Cristo, pois através dele conseguimos a santidade e por meio dela alcançamos a Deus e voltamos a vida.

2) Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou. Efésios 2:2-4

Andávamos segundo o curso deste mundo e segundo as ordens do diabo. É isso mesmo, segundo as ordens do diabo, pois mesmo se você não rouba, não mata mas faz sua própria vontade você está seguindo o diabo, pois a sua vontade é uma grande inimiga sua. Não devemos fazer nossas próprias vontades devemos fazer a vontade de Deus.

Um homem morto não pode fazer nada para salvar a si mesmo, então merecíamos a condenação MAS Deus que é riquíssimo em misericórdia nos deu a vida, nos deu o amor, nos deu a graça, nos deu a salvação.

3) Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos). Efésios 2:5

Somos salvos pela graça. Graça, como vimos no post anterior, denota benevolência, bondade e benefício. Evoca alguém superior oferecendo favor a um inferior, que não o merece. 

4) Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8-9

A salvação não vem de nós, seria impossível um morto conseguir viver sozinho. A salvação não vem de obras, a salvação vem de Deus, Ele nos escolhe, Ele nos proporciona uma vida em santidade, Ele nos dá vida e vida eterna. 

 5) No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. Efésios 2:21

Nós somos o edifício de Deus, se formos bem doutrinados na palavra, se buscarmos a Ele com frequência cresceremos como árvores, que crescem, florescem e dão frutos. Para esse crescimento é necessário que nosso templo esteja firmado em 6 pilastras: 1- Leitura da Palavra, 2- Oração, 3- Jejum, 4- Pregação do Evangelho, 5- Discipulado e 6- Comunhão entre os irmãos. Não há uma ordem em questão de importância, pois todas essas pilastras devem estar firmes para que o templo fique de pé.

Graça e Paz, Amém.

Autor: Yago Cardoso.

* Agora deixe os versículos que mais te chamaram a atenção no capítulo de hoje. 



5 comentários:

  1. Bela Postagem .
    Texto: Efésio 2:2-10'
    - Beeijos ;*

    ResponderExcluir
  2. Efésios 2:5... O amor de Deus, em nos resgatar sem merecermos absolutamente nada. Mortos, simplesmente mortos, Deus por sua Graça nos deu vida! Nada se compara a isso!

    ResponderExcluir
  3. Mas agora, UNIDOS com Cristo Jeus, vocês estavam longe de Deus, foram trazidos para perto dele pela morte de Cristo na cruz. (Ef 2:13)

    Obrigada Jesus porque pelos seus sofrimentos temos paz, pela sua dor temos alívio e pela morte a vida! Aleluia!

    -Ellen Leite

    ResponderExcluir
  4. Efésios 2:4-5 "todavia, Deus é rico em misericórdia, pelo grande Amor com que nos amou, deu-nos vida com cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões (-Pela graça vocês são salvos)"
    ..Pelo sacrifício vivo de Cristo e pela sua misericórdia fomos salvos, porque Ele derramou o teu sangue na cruz pelos nossos pecados e hoje os que "estão em Cristo" receberam uma nova vida, portanto viveremos com ele. Pela graça de Deus somos SALVOS!
    Deus és grande e misericordioso, Obrigada Senhor pelo teu Amor em nossas vidas!

    - Deise Santos.

    ResponderExcluir
  5. Amei o estudo Yago, muito bom!
    A graça de Deus é maravilhosa!

    ResponderExcluir