- Laços de amor.


Existe uma singularidade no amor cuja linguagem não se limita apenas a palavras, mas compõe-se também de todas as expressões da personalidade humana de sorte que sua mensagem é captada por homem ou mulher. Esta mensagem desencadeia sentimentos de afeição e sensualismo, que levam a uma união conjugal.
Há uma linguagem romântica, uma estética, uma linguagem erótica, uma fraterna, uma ética, outra espiritual. Todo esse linguajar termina por criar liames que envolvem o casamento fortalecendo o relacionamento conjugal.
A união matrimonial é a única relação humana nesse mundo que envolve três níveis que são: corpo, alma e espírito. O problema é que a maioria das pessoas dá-se por satisfeita em preencher apenas um desses aspectos e, geralmente, é o físico, “o que agrada aos olhos”.
A bíblia apresenta níveis de relacionamento que são importantes para a estabilidade do casamento. Selecionamos aqui cinco laços: amor romântico, amor eros, amor fraterno, amor ético e amor ágape.

Parte 1: Amor Romântico.

Romantismo, que alimenta a doçura e ameniza as asperezas da vida a dois. Tão reclamado pelas mulheres, tão esquecido pelos homens. Sempre presente na vida dos casais bem sucedidos. O romantismo abre o coração da mulher e predispõe-na ao afeto e vence as resistências. Para ser romântico, necessariamente, não precisa ser poeta. Saiba que há poesia em sua voz, nos atos e gestos gentis, nas palavras suaves e sinceras.
O Livro de Cânticos dos Cânticos começa com o romantismo no preâmbulo do relacionamento de Salomão com a sunamita:  

“... Porque eis que passou o inverno, cessou a chuva e se foi; aparecem as flores na terra, chegou o tempo de cantarem as aves, e a voz da rola ouve-se em nossa terra.  A figueira começou a dar seus figos, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te querida minha, formosa minha, e vem. Pomba minha, que andas pelas fendas dos penhascos, no esconderijo das rochas escarpadas, mostra-me o rosto, faze-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce, e o teu rosto, amável.” (Cant. 2:11 – 14).

Cremos que aqui o homem que mais entendeu de mulher na face da terra nos dá uma preciosa lição: começa com romantismo e prossegue por todos os capítulos do seu livro até o ultimo. O romantismo, no entanto, é apenas uma introdução do amor conjugal. Nenhum casal vive só de romance. No entanto, essa linguagem pode perdurar por toda a vida: até mesmo a maturidade, ela pode se manifestar enriquecendo o matrimônio ate os cabelos ficarem prateados.

“Amor e romance, os maiores presentes da vida, são deles. Estarão unidos e o tempo cada vez mais intensificará seu romance. Eles descerão juntos a colina, com seus cabelos prateados  porém não menos profundamente consagrados um ao outro do que no dia em que se casaram.” Scott

O amor é muito mais forte e requer mais do que belas palavras, gesto e atitudes delicadas e exige algo mais íntimo, algo mais completo e vibrante. É ai que entra o papel do Amor Eros.

- Trecho retirado do livro: Com quem devem se casar as filhas de Zelofaade? Pr. Rosivaldo de Araújo. 

0 comentários: