O verdadeiro domínio próprio



"Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.

a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei."

Gálatas 5:22-23

Muitos de nós já ouvimos falar sobre esses "frutos do Espírito". Esse post dessa vez será apenas sobre o último citado, o domínio próprio ou em outras versões é descrito como temperança.
Temos uma ideia que não digo que é errada sobre o domínio próprio mas é superficial. Acreditamos que o domínio próprio é aquilo que nos impede de "explodir" em ira ou ficar "calmo" e não reagir em certas ocasiões onde nossa carne é "cutucada". De fato, usamos o domínio próprio nessas situações, mas o domínio próprio é muito mais do que isso. 
No contexto da sociedade em que vivemos vou mostrar onde mais usamos (ou pelo menos devíamos usar) o domínio próprio: 

"Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da fornicação;

Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;

Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus."

1 Tessalonicenses 4:3-5

"Que a cada um de vós SAIBA POSSUIR o seu vaso (corpo) em santificação e honra". Às vezes, confundimos santificação com glorificação, nos achamos indignos por pecarmos, mas o pecado só será removido quando formos glorificados (mas isso é assunto para um outro post rs). Usando ainda o exemplo do pecado sexual, teremos desejos e o domínio próprio fará com que saibamos possuir nosso corpo em honra, ou seja, não colocaremos em prática aquilo que nosso desejo quer. 
Enfim, se você que está lendo isso agora se encontra em uma situação de pecado deliberado, onde você não consegue parar de pecar, talvez você esteja afastado de Cristo e não está tendo "domínio próprio". Nesse momento você tem mais uma chance de se reconciliar e não tente por suas próprias forças porque o domínio próprio é um fruto do ESPÍRITO SANTO, então é só com o Espírito Santo habitando em você. Ore, leia a palavra e peça ajuda a irmãos próximos! 

Deus te guarde! Yago Cardoso.



0 comentários: