Minha vida de aparências.




Na segunda passada, fui com Kayale na assembleia de Deus de Tancredo Neves ministrar uma palavra para um grupo de meninas, adolescentes e jovens. Fui muito bem recebida, as meninas fizeram eu me sentir em "casa". Pedi para que participassem durante a nossa conversa e isso realmente aconteceu.

Logo quando fui convidada para estar com elas, fui orar pedindo para que Deus me falasse qual o assunto que Ele queria que as transmitisse. Foi então que ele me lembrou de uma palavra que ouvi há pouco tempo atrás sobre amor e temor. 

Muitas vezes nós até amamos a Deus, mas não o tememos. Tem gente que por não entender o que é o temor, pensando ser meramente medo, acham que nós cristãos devemos somente amar a Deus, como se o temor não fosse tão importante quanto. 

O amor é o que nos motiva a servir e agradar ao Senhor, a fazer a vontade d'Ele e o temor é como um freio, é o que nos preserva, que nos impede de pecar e de entristecer a Deus. Assim, os dois podem e devem caminhar juntos (Sérgio Franco).

Quando não tememos a Deus, corremos o risco de viver uma vida de aparências, máscaras, de hipocrisia. Jesus sempre chamava os fariseus de hipócritas. No original grego a palavra hipocrisia remete a atores, personagens que representam algo que não são. Esse era o grande problema dos fariseus, tinham aparência de santidade mas suas práticas não demonstravam isso. 

Muita gente que vive vidas duplas, aquele crente que conhecemos como "Raimundo" um pé na igreja e outro no mundo, faz isso porque não teme a Deus. Podem até temer os homens e, por isso, se escondem se esquecendo que Deus vê tudo e sabe de tudo. 


Lucas: 12. 2. Mas nada há encoberto, que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser conhecido. 3. Porquanto tudo o que em trevas dissestes, à luz será ouvido; e o que falaste ao ouvido no gabinete, dos eirados será apregoado. 4. Digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo, e depois disso nada mais podem fazer. 5. Mas eu vos mostrarei a quem é que deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, digo, a esse temei. - Bíblia JFA Offline

Os v.4 e 5 fala a quem devemos realmente temer. Não aos homens, porque se muito eles fizerem conosco será matar o nosso corpo, mas devemos temer a Deus que além de matar nosso corpo pode nos lançar no inferno. Eu passei um bom tempo da minha vida temendo a pessoa errada. Me escondia das pessoas como se elas fossem mais importantes do que o próprio Deus. Quando entendi que estava pensando de forma errada, passei a temer a Deus, pois é a Ele quem eu devo prestar contas. As pessoas continuam tendo seu nível de importância em minha vida mas não como Deus. 

Se pensarmos assim, não mais nos esconderemos na hora de pecar, porque lembraremos que Deus está em todo lugar e tudo vê. Se pensarmos assim, não mais deixaremos de confessar pecado com medo do que os outros vão pensar . Se pensarmos assim, não mais brincaremos com Deus, pois lembraremos que Deus é amor mas também é fogo consumidor (Hb 12:29). Se pensarmos assim, amararemos a Deus mas também o temeremos, pois o temor a Deus é o dever de todo homem.

Eclesiastes: 12. 13. Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem. 14. Porque Deus há de trazer a juízo toda obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau. - Bíblia JFA Offline


- Jamille Dória

3 comentários:

  1. Perfeito todos devem refletir sobre este texto. Sò Deus è o caminho

    ResponderExcluir
  2. Perfeito todos nós devemos refletir sobre esse texto.

    ResponderExcluir
  3. Amém! Que não sejamos como hipócritas!

    -Ellen Leite

    ResponderExcluir