Virtude 19: Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.


Hoje a nossa postagem sobre a virtude 19 fala de um assunto muito prático. Romanos 12:19 diz: Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.

Quem melhor do que Jesus para analisarmos nesse assunto? Vamos lembrar o que diz Pedro sobre o mestre em 1 Pedro 2:23:

"O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente" (Pedro 2:23)

Vejam a semelhança entre esse versículo e o nosso versículo de Romanos! Paulo não muda a orientação, antes, como discípulo de Cristo, olha para o mestre e transmite à Igreja aquilo que aprendeu do próprio Cristo. 

A vida de Cristo é a nossa referência (Hb 11). É para ele que olhamos e a ele imitamos. E o mestre Jesus não se vingou dos que o injuriavam. As afrontas à Jesus eram improcedentes, pois "ele não cometeu nenhum pecado e em sua boda não se achou engano." Ele tinha todos os motivos para destruir os seus agressores. Poderia os entregar a Deus, como fazemos às vezes, com sede de vingança divina "na cabeça da criatura"! Mas não. Vamos reler o final de 1 Pedro 2:23: mas entregava-se àquele que julga justamente.

Incrível! Não era ele quem havia ofendido, mas ele se entrega àquele que julga justamente, seu Pai! Ele não entregou os agressores, ele derramou a sua alma diante de Deus, os sentimentos, intenções.

Que na estrada rumo à perfeição a gente entregue nosso coração ruim ao Senhor, para que ele nos lave com o seu sangue frequentemente, porque precisamos. E o Senhor Deus recompensará a cada um segundo suas obras. Não nós.

Marta e William. 

0 comentários: