As escrituras afirmam que Jesus é Deus?


Extraído de: E-cristianismo


B. No Novo Testamento: (Parte final)



· Jo.20.28: Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! – Texto bem claro: Jesus como O Senhor e como O Deus. O uso dos artigos aqui sugere a intensidade do reconhecimento.

· At.20.28: Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue – Certamente Deus não tem sangue, portanto, o texto fala de Jesus. Entretanto, o autor quis demonstrar a dupla natureza de Cristo: Deus e Homem, pois enquanto homem derrama sangue, e enquanto Deus compra sua Igreja. Esse é Jesus Cristo: Homem Deus.

· Rm.1.7: A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e doSenhor Jesus Cristo. – Jesus Cristo é Senhor, e na mentalidade de Paulo chamar Jesus de Senhor é reconhecer sua Divindade (cf. 10.9, 13).

· Rm.10.9, 13: Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo (...) Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo – Paulo nesse texto demonstra sua compreensão da verdade que salva: Aquele que confessa que Jesus é Senhor, entretanto, o faz pensando em Jl.2.32, que fala que quem invocar a Yahweh é que será salvo. Portanto, Paulo entendia que aqueles que confessam a divindade de Jesus, como Yahweh, serão salvos.

· 1Co.1.1-3: à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. Graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo – Jesus é chamado de Yahweh (Jl.2.32; cf. Rm.10.9, 13).

· 1Co.2.8: sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória – Somente Deus tem Glória como Ele tem`(Ex.24.16; 24.17; 40.34; Lv.9.23), e chamar a Jesus de Senhor da Glória é reconhecer sua Divindade. Sem contar que esse termo é uma alusão ao título encontrado em Sl.24.7, 10 em referência a Yahweh: Rei da Glória.

· 1Co.8.6: todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele – Além de ser único Senhor, posição exclusiva de Yahweh (Dt.6.4), Jesus é atestado como criador.

· 2Co.5.10: Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo – A atividade julgadora é atribuída frequentemente no AT a Yahweh (cf. Ez.18.30; Ec.3.7; 12.14), entretanto Paulo entende se tratar de uma atividade regulada por Cristo. Segue-se que é claro que na mente de Paulo, Jesus é Yahweh.

· Ef.3.9: E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo– Jesus Cristo como Criador.

· Cl.1.17: Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste – Jesus Cristo é eterno e o sustendador de todas as coisas. Duas características de Yahweh (Mq.5.2)

· Cl.2.9: porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade – Jesus humano é portador da divindade por completo. Isso certamente é um milagre. Por isso, Jesus Cristo é Deus Homem.

· Tt.2.13: aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus – Jesus Cristo chamado claramente de Deus e Salvador.

· Hb.1.1-3: Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. 3 Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas Alturas –Jesus é visto como o ápice da revelação de Deus, herdeiro de todas as coisas, criador. Ele é essencialmente Deus, sustentador, poderoso, exaltado e uma pessoa distinta do Pai, ao lado de quem está. Segue-se que Jesus é Deus.

· Hb.1.6: E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. – É Deus quem ordena a adoração do Filho. Já temos demonstrado que essa é a idéia do termo adorar, quando usado em relação a Jesus.

· Hb.1.8: mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de eqüidade é o cetro do seu reino – Jesus é claramente chamado de Deus cujo reino é eterno.

· Hb.1.12: também, qual manto, os enrolarás, e, como vestes, serão igualmente mudados; tu, porém, és o mesmo, e os teus anos jamais terão fim –Somente Deus desfruta da imutabilidade (Ml.3.6; Tg.1.17). Se Jesus tem distintivos que pertencem exclusivamente a Yahweh (Hb.13.8), certamente Ele é Deus.

· 2Pe.1.1: Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo – Nesse texto claramente Jesus é chamado de Deus.

· 1Jo.5.20: Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna – Jesus aqui é chamado de Verdadeiro Deus, mesma designação encontrada para o Pai em Jo.17.3.

· Ap.1.8: Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso – Nesse verso vemos algumas características sobre Deus: (1) Sem princípio ou fim; (2) Senhor; (3) Todo-Poderoso; (4) Que é, era e que há de vir. Todas as designações apresentadas a Deus nesse verso são atribuídas a Jesus no decorrer do livro:

o Ap.1.17-18: Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o ultimo e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno – Jesus como primeiro e último, como Deus é. Primeiro significa que não existiu ninguém antes dele, e último, que depois dele ninguém haverá. Ou seja, João claramente identifica Jesus com Deus.

o Ap.2.8: Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver – Nesse verso Jesus Cristo é o Primeiro e o Último, como Deus é, logo, Jesus é Deus.

o Ap.22.12-13: E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim – Jesus é aquele que vem, ou seja, em cumprimento à profecia de At.1.11, Jesus Voltará. Ou seja, o livro de Apocalipse quando fala naquele que há de vir, refere-se a Jesus Cristo. Essa identificação nos auxilia a compreender como entendemos Ap.1.8, quando diz que o Senhor Deus voltará. Logo, encontramos razões suficientes no livro para se demonstrar a divindade de Cristo.

o Ap.4.8: E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir– Nesse verso Jesus é identificado com a tríade de elogio a Seu caráter, como fora feito a Yahweh (Is.6.3). É chamado de Senhor, Todo-Poderoso e que voltará. Certamente esse verso fala a respeito de Jesus. Ou seja, em Apocalipse Jesus é claramente Deus.

· Ap.3.14: Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus – Jesus Cristo é visto como o originador da criação, e não como primeira criatura, como suspeitam alguns. Caso esse fosse o sentido do texto, ele estaria em franca contradição com os textos citados acima, que testemunham que Jesus não tem começo.

· Ap.5.12: proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor – Jesus Cristo é adorado: Ele é digno de receber sabedoria, força, honra, glória e louvor. Somente Deus é digno de receber louvor. Portanto, Jesus é Deus. 

Conclusão:
Diante de tantas evidências entendemos que as escrituras não apenas apresentam a Jesus Cristo como Deus, mas defende essa postura em diversas de suas colocações. Portanto, aqueles que dizem que Jesus Cristo não é Deus estão em pleno desacordo com as Escrituras e devem ser considerados como hereges e perversores da verdade.

Em Cristo,

Felipe Wagner

0 comentários: