O que é melhor: Casar ou ficar solteiro?



Imagino a cara de todos vocês quando leram esse título e agora começam a ler o texto. Calma, não me apedrejem ainda, já, já chego onde quero. Quem nunca ouviu aquela brincadeirinha (para mim extremamente sem graça) assim: Olha lá fulana ou fulano, bonitinho, menino ou menina de Deus, invista. Pelo menos coisa semelhante já devem ter ouvido. Existe uma ênfase enorme de que a vida dos casados é melhor do que a vida dos solteiros, que estar casado é muito melhor do que permanecer solteiro, e que as tentações dos solteiros são maiores do que a dos casados. Ai eu pergunto, onde está isso na Bíblia? É doutrina de Jesus ou apostólica essa afirmação? Casados são melhores que solteiros? Claro que a reposta é não. Se perguntarmos a qualquer crente quem são os dois maiores nomes do novo testamento tenho certeza que ouviremos em sua maioria, Jesus e Paulo, dois solteiros. Hum... quantos querem imitar a Jesus e Paulo aqui essa noite? Inclusive em ficar solteiros até a morte? As mãos abaixarão na segunda resposta. (rsrs). William, onde você quer chegar? Todos perguntam, com suas defesas armadas e prontos para a réplica. William, você está falando isso porque já casou, ai fica fácil! Acreditem li e reli várias vezes esse texto com as mesmas indagações que muitos de vocês devem ter e cheguei a uma conclusão. Casar é pecado? Claro que não, casamento é uma benção e é uma instituição criada por Deus por onde se multiplicariam os homens a fim de criar uma raça de filhos semelhantes a Deus (Gn 1:28). Hoje Deus faz isso através da sua Igreja. E agora vem a pergunta: Casar ou ficar solteiro, qual o melhor? Entre as duas fico com a resposta: Melhor é fazer a vontade de Deus na condição em que estiver. E quem deveria então, segundo I Coríntios 7, fazer melhor a obra de Deus? O solteiro é a resposta. Se estou solteiro, vou viver intensamente para o Senhor, vou fazer a sua obra melhor do que o casado, pois o casado precisa se preocupar com as coisas do mundo e de como agradar o seu cônjuge, apesar de Paulo dizer que os que estão casados vivam como se não estivessem, para que o meu cuidado seja sempre primeiro Jesus e sua obra. É exatamente aqui onde queria chegar. O trabalho do solteiro deve ser exemplar, excelente, pois a sua preocupação é cuidar das coisas do Senhor e de como agradar o seu Senhor! E não, enquanto solteiros, ficarmos preocupados se vamos ou não vamos casar, porque casar é melhor, não vou ficar para titio ou titia... Se está solteiro, mãos a obra galera, vamos jogar duro, o tempo é nosso, vou pensar em Jesus, Jesus e Jesus! Vejo uma galera que, depois que começa a se relacionar, diminui o empenho nas coisas de Deus, a não terem mais tempo para estar com os irmãos, casam e simplesmente apagam. É isso que Deus quer? Se Jesus não nos completar, não vai ser o casamento que vai fazer isso. Preciso estar contente na condição em que estou. Ele não escolheu ninguém para casar, mas sim para ser santo e irrepreensível. Ele nos dá graça. Se vou casar, Deus vai me dar graça. Se não vou casar, ele vai me dar graça também e vamos nessa, pregar e falar e encher a minha vida de Jesus, ele me satisfaz. Jesus é a única fonte de satisfação. Se for um solteiro satisfeito por Jesus serei um casado satisfeito por Jesus. Casamento não é fonte de satisfação, Jesus sim. Amo estar casado. Minha esposa é uma benção na minha vida, não voltaria atrás na minha decisão de casar com ela. Não estou apregoando o não casamento, por favor não me entendam mal. Mas acredito que tudo isso que disse pode fazer diferença nas nossas vidas e no empenho da realização da obra de Deus se levado a sério. Que Deus nos conceda a graça de entendermos que somos completamente seus, agradando-nos em sermos satisfeito com a sua vida em nós. 


William Pires. 

0 comentários: