O PERFIL DE UMA SERVA.



"Então disse, Maria: aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra"


A jovem Maria, da cidade de Nazaré, estava de casamento marcado com um certo homem da casa de Davi, cujo nome era José. De repente algo mudou radicalmente o curso de sua vida: Ela foi escolhida para ser a mãe do Messias que todo o seu povo aguardava. O plano não foi revelado totalmente à Maria, nem a José, seu noivo. Deus precisava apenas da disposição daquele singelo casal. Ao receber a visita do anjo Gabriel, que lhe trouxe a notícia, vemos em Maria algumas características que mostram o perfil de uma serva, tal qual Deus procurava para aquela extraordinária missão:

1. Humildade - A atitude de Maria ao ficar refletindo sobre a causa daquela saudação por parte do anjo (Lc 1.29) revela que ela não se achava em nada superior ou diferente das demais. Era preciso pensar sobre a causa daquelas palavras. Tal atitude de coração é confirmada em seu cântico: Deus contemplou na humildade da sua serva (Lc 1.48)

2. Pureza de coração - Sua pergunta ao anjo, no verso 34: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum? ao contrário da atitude de Zacarias, quando teve uma visita um tanto semelhante, não era sinal de incredulidade. Apenas a evidência de um coração puro, até ingênuo, verdadeiramente simples, que precisava daquele esclarecimento, pois no fato, em si, ela já estava crendo. Deus se agrada ao ver corações descomplicados, não contaminados com as coisas do mundo. Com esses o Pai se detém para explicar Seus planos e propósitos.

3. Entrega total - Com aquela resposta fantástica citada acima, Maria não estava apenas disponibilizando seu corpo, onde seria, milagrosamente colocado o Filho de Deus, mas entregando sua reputação. Sabedora do que poderia acontecer a uma jovem ainda não casada que aparecesse grávida, ela, com sua entrega, atestava sua confiança plena em Deus. Quanto a José, seu noivo, certamente aquele com quem sonhava logo estar casada, sabia também que Deus cuidaria dele, ainda que nada tivesse dito a respeito. E Deus cuidou. José, por sua vez, teve as mesmas atitudes: fé na palavra de Deus, obediência.

Como Deus está desejoso de encontrar, hoje, jovens com esse perfil! Como Seu Espírito está procurando moças e rapazes dispostos, corajosos, raçudos, pra deixar de lado seus próprios planos por outros incomparavelmente superiores, os planos de Deus! A empresa de Deus, Sua Seara está constantemente contratando trabalhadores. Aqui há vagas! Há milhares de pessoas, em todas as partes do mundo, à espera da mensagem grandiosa que nós temos. Nações à espera de uma porção das Escrituras, traduzida em sua língua, para que possam crer, enquanto nós temos dúzias de traduções em nosso idioma! Milhares estão morrendo hoje, agora, sem terem tido a oportunidade de ouvir a mensagem que nós ouvimos a cada dia, de todas as maneiras: ao vivo, cantada, dramatizada, escrita, falada... alguma coisa está errada! 

Recentemente Deus condecorou, sem que merecêssemos, a mim e ao meu marido, confirmando Seu chamado na vida de nossa filha. Dezessete anos, aprovada em três vestibulares, sendo um com grande concorrência, na Universidade Federal do Paraná. Curso de Ciências Sociais, sonhado por ela. No terceiro período, a voz de Deus foi forte em seu coração e ela deixou tudo e veio pra Escola de Missões. Feliz, já agora no segundo ano. A princípio fiquei muda e calada diante de Deus, temendo me alegrar muito. Orando em meus pensamentos, o Senhor me disse: Eu estou fazendo isso e ratificando o ministério que dei a vocês. 

Não sei quanto a você. Não sei até onde Ele vai conduzi-lo, quem sabe, a concluir um curso. Mas sei de uma coisa: Ele está à procura de Marias e de Josés. E aí, vai encarar?

- Quico e Miriã.

0 comentários: