Didaquê: Estudo Intensivo de Férias (Dia 04) - O matrimônio, o ministério principal.


* Antes de ver o vídeo, lembre de orar pelo menos 10 minutos. Durante o vídeo, faça as suas anotações. Depois do vídeo, ore pelo menos 10 minutos.

Assista ao vídeo:



* Esse vídeo está em espanhol, não adianta procurar com legenda porque não tem. Mas, é super fácil de entender. Ouça com atenção!

7 comentários:

  1. Que palavra!!!!!!!!!!! Precisava ouvir essa palavra específica hoje! Já ouvi muitas ministrações sobre casamento e relacionamento, mas essa trouxe um aspecto que nunca tinha ouvido e nem pensado. Primeiro Paul traz um questionamento: Qual o propósito do matrimônio? Ao ler o livro de Romanos 8 : 28 e 29, percebo que esse texto está também se referindo ao casamento, já que a família foi criada primeiro que a igreja e também a igreja é e precisa ser uma família. Tenho um propósito e tudo o que passo em minha vida Deus tem um propósito. O texto nos revela que: "Deus os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho"
    Romanos 8:29. Então o propósito do matrimônio é que tanto o homem, como a mulher, através do outro deve ser mais e mais como Cristo, assim Deus não dá uma pessoa que seja igual a você porque Ele deseja que sejamos como Cristo. Pensando nisso percebo que como vou aprender a amar incondicionalmente se estou casada com alguém que é igual a mim? Como vou aprender a ter graça, amor não merecido, favor não merecido se estou casada com alguém que pensa como eu e não me faz ter experiências que trabalhem essas características? Então concluo que o matrimônio tem como propósito nos fazer parecidos com Cristo, pois nele aprenderemos a exercitar todas as características de Jesus, por isso que meu companheiro é tão diferente de mim, não supre todas as minhas expectativas e até me decepciono, mas tendo essas vivências posso assim como Cristo que amou a humanidade com todos os defeitos, inclusive quando o humilharam, cuspiram e o crucificaram Ele se entregou e morreu por todos, tenho que segui o mesmo exemplo do meu mestre e amar o meu marido apesar de tudo. Não é fácil mas Deus não me deixa perdida, dando-me a instrução como devo agir com o meu marido. Ele dá instruções diferentes para o homem e para a mulher. Para a mulher Ele disse:"Vocês esposas, devem ser submissas à orientação de seus maridos, do mesmo modo se submetem ao Senhor". (Efésios 5 : 22). Já para os maridos Ele orienta que: "E vocês, maridos, mostrem pelas suas esposas o mesmo tipo de amor que Cristo mostrou pela igreja quando se entregou por ela, para fazê-la santa e purificada pelo lavar da água mediante a palavra".(Efésios 5 : 25 e 26). Portanto cabe ao homem purificar a sua esposa através da palavra, neste caso o discipulado deve ser praticado pois a esposa é a primeira discípula do marido.

    ResponderExcluir
  2. Não é uma palavra que se aplica HOJE na minha vida, mas sem dúvidas é imprescindivel aprender e entender que o primeiro e principal ministério é a familia. Edificante!
    Lucas Bernardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, não é um estudo que devemos nos dedicar inteiramente agora, mas já é bom ser informado e edificado, ter uma "introdução" sobre tal assunto. Glória a Deus pela vida de Paul Washer!

      Excluir
  3. Muito edificante mesmo, li esses versículos de efe:5 a partir do 22 e tinha algumas questões que através desse vídeo foram esclarecidas tinha um entendimento bem diferente desse que Paul Washer pregou fui muito abençoada com essa pregação!

    ResponderExcluir
  4. Muito edificante mesmo, li esses versículos de efe:5 a partir do 22 e tinha algumas questões que através desse vídeo foram esclarecidas tinha um entendimento bem diferente desse que Paul Washer pregou fui muito abençoada com essa pregação!

    ResponderExcluir
  5. Muito massa! não sou casado, mas me fez meditar bastante sobre esse assunto. é uma mensagem que todos o homens deveriam assistir, tanto casados como solteiros, afinal, se refere a uma postura que deve ser mantida continuamente. A postura do homem como cabeça da família e como usar essa autoridade com responsabilidade, fazendo com que tanto sua esposa como seus filhos estejam sempre crescendo em Deus.

    ResponderExcluir
  6. Muito edificante!! Que Deus levante homens pra impactar essa geração.

    ResponderExcluir