ACHAR A VIDA OU GANHAR O MUNDO?


Jesus é claro e direto, simples e profundo, incisivo e objetivo. Aqueles que O seguem não andam "em trevas", mas aprendem de onde vieram, pra onde vão, o que fazem e porquê o fazem. Bem ao contrário da multidão que vemos à nossa volta: sem rumo, seguindo as modas que aparecem, tentando e experimentando cada coisa, cada novidade, na ânsia incontida de achar um bem tão básico ao ser humano: felicidade. Até que creiam que Jesus é a felicidade, jamais se satisfarão.

No texto de Mateus 16.24-26 o Senhor Jesus fala de duas situações: achar a vida ou ganhar o mundo?

Quem são aqueles que, segundo Jesus, acham a vida?

1. São os que, aos olhos do mundo, perdem a vida, porque escolhem servir a Jesus. Às vezes (muitas vezes!) isso levanta contra ele as maiores críticas: "alienado do mundo", "virou fanático", "está perdendo as alegrias da vida", etc., etc.

2. São os que tomam a sua cruz, dia a dia, e seguem o Senhor. (Exemplo: ontem, duas de nossas seminaristas foram para Rio do Sul, lugar sujeito a alagações, para trabalharem duro, nas férias! E hoje, madrugada chuvosa, cinco seminaristas seguiram para ilhas do litoral do Paraná, enfrentando estradas lamacentas e barcos, para também trabalharem duro... e todos estes em contagiante e real alegria!)

3. São os que negam a si mesmos - Dizem não àquilo que seriam coisas que satisfazem à natureza humana e, portanto, distanciam a pessoa do espiritual, de Deus. Preferem a alegria da alma, do espírito e não as tardes vazias nos shopings, as intermináveis horas diante dos filmes e dos computadores, alimentando tão somente os instintos naturais básicos, contaminando-se com toda a sorte de perversão e deixando o espírito em tremenda "deserto" e morte.

Quem são aqueles que, segundo Jesus, ganham o mundo?

1. São aqueles que, para ganhá-lo (riquezas, status, celebridade,etc.), correm atrás de tudo isso, com todas as suas forças: direcionam os estudos para aquilo que lhes favoreça o alcance daqueles objetivos. Sujeitam-se aos maiores sacrifícios, desde que consigam aqueles "sonhos", todos relacionados à vida terrena, coisas que acabarão com a morte, não poderão ajudá-lo em coisa alguma, na eternidade. Aqueles que invertem as coisas santas criadas por Deus, para amoldarem-se aos padrões do mundo, da sociedade que tanto exige delas, como seu tirano senhor... e eles nem sabem que são escravos! São aqueles que põem todo o seu coração, suas capacidades e forças, nessas coisas passageiras...nada "sobra" para Deus, nem querem saber dEle!

2. São aqueles que até ganham mesmo, aquilo pelo que lutaram... mas, ao fim, perdem a sua alma. E tudo se acaba e ela estará, para sempre, separada de Deus, em sofrimento.

E então, qual sua escolha? Ah! Pode ser que alguém pense que poderá fazer as duas coisas. Não está neste texto citado, mas em Mateus 6.24, Jesus diz que isso é impossível: ou é o mundo ou é a alma.
Deus o abençoe neste dia e que você faça a escolha certa.

Quico e Miriã Almeida

2 comentários:

  1. Que aqueles que já acharam a vida possam entender que ganhamos quando passamos por humilhações que são para glorificar o nome de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. A vida é o Próprio Jesus! E aqueles que Nele estão, sabem que é a Vida Eterna!

    ResponderExcluir