Virtude 12: Alegrai-vos com os que se alegram.


Alegrai-vos com os que se alegram;

Essa palavra, por mais estranho que pareça, pode ser muito difícil de ser feita. Levemos em consideração uma pessoa que está passando por um momento difícil e é convidado a uma festa na qual não pode deixar de ir. Como se comportar? Como agir? Devemos nos lamentar independente de estarmos na festa?

Não podemos pegar este texto isoladamente e deduzir que devemos fingir, mas vejamos o que já foi descrito pelo apóstolo Paulo nos versículos anteriores e vemos um “corpo” sendo criado, em que cada parte desse corpo influencia e é pré-requisito para outra parte. Se entendemos cada peça como um quebra-cabeça, vemos que não nos alegramos por fingimento, mas porque apesar de todos os males que podem estar ocorrendo em nossas vidas, ainda existe um Deus, que é a nossa esperança e que nos sustenta, nos da Graça e Paz suficientes para que tenhamos vida. E nesse ponto podemos alegrar com os que se alegram, visto que também é um descanso que Deus está nos proporcionando em ver a alegria do próximo!

Alegre-se, porque você já está salvo. Alegre-se porque o teu próximo está alegre. Alegre-se no amor de Jesus Cristo o Senhor. Alegre-se porque existe tempo para tudo e Deus te dá Graça para nessa hora se alegrar com quem está alegre.

Sei que não é fácil, já me vi em muitas situações em que logo depois de chorar amargosamente eu me deparei com situações em que eu tive que sorrir, porque não era momento de chorar, alias eu já havia chorado ao Senhor e pedido seu socorro, já havia comunicado aos irmãos quando pude fazê-lo(Rm 12:12-13). Agora é ser paciente na tribulação e me alegrar na esperança (Rm 12:12).

Alegrar com os que se alegram... a alegria do outro dever ser motivo de nossa alegria!

A Graça e a Paz de Cristo seja convosco.


Felipe Wagner

Um comentário:

  1. Amém, é uma situação muito complicada pois tenho passado por isso, mais em Jesus eu sou feliz e sei que ele é poderoso para resolver tuuuuuudo. Por isso meus irmãos alegrai vos com os que se alegram. Eu tenho mim alegrado e vç?
    Deus abençoe meu irmão.

    ResponderExcluir