Você casaria com você mesmo(a)?


Há algum tempo, coloquei um texto aqui no blog que trazia uma lista de qualidades que a pessoa ideal para casar deveria ter. Eram "dicas" de como encontrar/reconhecer essa pessoa. Recebi alguns comentários sobre o texto e um deles me chamou bastante atenção. Dizia que em vez de ler a lista pensando em alguém, a pessoa pensou em si. Se ela se encaixava ou não naquele padrão. Ela primeiro olhou para dentro, para depois olhar para fora.

Muito gente fala em encontrar um amor verdadeiro. Existem páginas e mais páginas no facebook que falam sobre esses assuntos, não excluindo o JV. Mas, o que eu tenho pensado é que procuramos tanto "príncipes" e "princesas" para nós e, ás vezes, esquecemos de sermos "príncipes" e "princesas" para alguém. Queremos alguém em um padrão que nós mesmo não nos encaixamos.

Enquanto escrevo isso, me avalio: Será que sou alguém pronta para o relacionamento conjugal? Será que conheço em teoria (porque a prática só virá depois do SIM) quais são as minhas responsabilidades para o "cargo"? Estou preparada? O que Deus espera de mim como esposa? O que Deus espera de você como marido? Você já sabe, ou só vai procurar conhecer quando o pastor disser: eu os declaro marido e mulher? Nessa hora você olhará lado a lado e pensará: E agora, o que eu faço? 

A bíblia está recheada de ensinamentos sobre isso. Existem ótimos vídeos, livros e textos que falam sobre o assunto, mas, você ainda escolhe pular essa parte, e pensa assim: Eu ainda não sou casado (a), não preciso disso agora. 

Uma vez, ouvindo uma palavra na reunião geral da igreja o pastor falava por um momento um assunto sobre vida conjugal, e, logo depois ele disse "Os solteiros que desejam casar um dia devem ouvir sobre isso também para ir aprendendo logo". Achei o máximo quando ele disse isso! rsrs

É importante dizer, que esse não pode ser o nosso único objetivo, assunto, foco, mas, como faz parte da palavra de Deus e da vontade Dele para nós - constituirmos uma família Nele - devemos sim aprender sobre isso o máximo que pudermos, mesmo que nunca coloquemos em prática na nossa vida (se não casarmos), iremos usar o que aprendemos de alguma forma, tenho certeza.

Olhe para você agora e pense se é a pessoa ideal. Eu não to querendo dizer que você precisa ser perfeito(a). Até porque, no real significado da palavra perfeito que é sem defeito, só Jesus foi, é e sempre será. Mas, uma coisa você pode fazer: dar o melhor de si (aperfeiçoamento), buscar o que a palavra (bíblia) diz sobre o assunto, possuir as 4 maturidades necessárias, se esforçar para ser o melhor esposo/esposa que alguém pode ter. Não porque você é perfeito, mas porque você procura ser como Jesus, que, com certeza é o melhor Noivo que alguém poderia ter!

"Case" com você mesmo (a). Se aprove. Seja aprovado (a) por Deus. Seja recomendável. Tenha um belo "currículo". Esteja pronto (a)! 

- Jamille Dória.

Um comentário:

  1. Excelente Post. O melhor sempre é se avaliar primeiro antes de avaliar o próximo e não através de nossas próprias conclusões, mas pela Palavra de Deus. A Palavra é o nosso instrumento de "afiação" em que nela podemos saber se somos verdadeiramente alguém Deus "recomendaria" a esposa que queremos ter!!

    Abraços, Jesus os abençoe!
    Felipe Wagner

    ResponderExcluir