VIVENDO EM BETEL - Onde você quer viver?

Cinque Terre, na Itália



A vida de Jacó prossegue nos ensinando muitas lições preciosas. Quando fugia de seu irmão Esaú, no episódio da escada por onde subiam e desciam anjos, Jacó, impactado, pôs o nome naquele lugar de BETEL, Casa de Deus. (Gn 29.10-17).

Cerca de 20 anos mais tarde, voltando para sua terra, Jacó tem mais um encontro com Deus. Deu o nome ao lugar dePENIEL: viu a Deus face a face e sua vida foi salva. (Gn 32.22-30). A seguir teve seu emocionante e restaurador encontro com Esaú. Depois foi viajando, devagar por ter consigo as crianças, gado de leite. Acampado em Siquém, o triste acontecimento que envolveu sua filha Diná com os moradores daquela cidade. Era hora de Jacó partir dali. Deus estava com ele e ele obedecia à voz de Deus. "Levanta-te, sobe a Betel e habita ali". (Gn 35.1). E Jacó obedeceu. Era uma ordem e também um convite: habitar em Betel, Casa de Deus. Jacó estava correndo risco de morte, precisava estar num abrigo seguro. Que abrigo seria mais seguro que a CASA DE DEUS? Você precisa hoje de um "abrigo"? O convite está estendido a você: venha para a Casa de Deus! A Casa de Deus é o próprio Senhor Jesus, que já veio até nós! Quanta segurança há nele! 

Mas, para ir habitar nesse BETEL, Jacó e sua família precisaram fazer algo: despojar-se de tudo o que era abominação para Deus e impecilho pra habitar na Casa de Deus: os deuses falsos e os amuletos que carregavam consigo. 

Jacó teve esse entendimento imediatamente e ordenou: "Lançai fora os deuses estranhos que há no vosso meio, purificai-vos e mudai as vossas vestes" (Gn 35.2). Conosco é a mesma coisa: precisamos urgentemente vir a Jesus, estar com Ele, pois só nEle há salvação e segurança. Mas não podemos vir e permanecer como estamos: é preciso deixar tudo o que faz parte da velha vida e sermos purificados! A tremenda notícia é que Ele mesmo é quem nos purifica com Seu sangue! 

Depois, já em Betel, Jacó recebe, mais uma vez, a confirmação da bênção de Deus, bênção que alcançaria a toda a humanidade, que nos alcançou! (Gn 35.9-11). Mais uma maravilhosa notícia: Em Cristo Jesus somos abençoados "com toda a sorte de bênçãos nas regiões celestiais". (Efésios 1.3) 

Onde você quer viver? Na esfera da morte, do desespero, da insegurança, do medo e da dor, da solidão e do engano: MUNDO, ou na esfera da vida, esperança, paz, comunhão, perdão, alegria: BETEL, Casa de Deus? Vem pra Jesus! 


- Quico e Miriã.

2 comentários:

  1. Jesus é o caminho, a verdade e a vida.

    ResponderExcluir
  2. DEUS e maravilhosos peniel lugar de encontro com Deus porem devemos mudar nossas crensas e seguir o que ele determina
    Deus e lindo !!!

    ResponderExcluir