SOU O(a) PIOR PECADOR(a).


Existem momentos em nossas vidas que nos sentimos o pior dos seres humanos, o pior filho de Deus, o mais indigno, o mais sujo, o pior pecador. Até Paulo já se sentiu assim. "... Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.1 Timóteo 1:15

Nós homens tendenciamos a estabelecer níveis para pecados. É como se colocássemos os pecados em um gráfico de colunas e considerássemos por exemplo: 


Esquecemos muitas vezes que pecado é pecado, não importa qual. O que diferencia um pecado do outro são as consequências do pecado. "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." Gálatas 6:7-8  

Os pecados são mais "graves" sim, dependendo do caminho de volta que teremos que fazer para nos livrarmos deles e não em nível de culpa. Todos somos culpados igualmente, até porque TODOS pecaram (Romanos 3:23).

O ERRO ESTÁ EM NÓS.

Como já falei, o erro está em nós homens. Nós criamos níveis de pecados. Se considerarmos as consequências dos pecados, esse níveis estão corretos, mas, se considerarmos a culpa, estão bem equivocados.

Não existe alguém MAIS ou MENOS culpado. 

O problema desse erro, está no medo que as pessoas tem em confessar pecados de níveis 1 e 2, ou seja, os mais "graves". Elas sabem que, infelizmente, na maioria das vezes, serão julgadas, serão olhadas de maneira diferente, serão excluídas, serão "apedrejadas".

JESUS NIVELA PECADOS.

Quando lemos a história da mulher adúltera em João 8:1-11 vemos qual foi a atitude de Jesus diante de alguém que cometeu um pecado de "nível 1".

Leia: Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras. E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava. E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultérioE, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra. E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio. E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais. João 8:1-11

Em vez de acusar a mulher, Jesus levou aqueles homens a olharem para si, a lembrarem dos seus pecados. Veja que ele não ditou pecados. Ele não disse: - Quem entre vós nunca adulterou, atire a primeira pedra, ou, - Quem entre vós nunca roubou atire a primeira pedra... Jesus nivela pecados, mas, diferentemente de nós, Ele coloca todos no mesmo nível, igualando-os. "Pecado é pecado".

Jesus também nos ensina duas outras coisas importantes nessa história. A primeira é que todos os pecados merecem perdão. Quando Ele diz "Eu também não te condeno", em outra palavras Ele está dizendo "Eu te perdôo". A segunda é que Ele chama as pessoas ao arrependimento. Quando Ele diz "Vá e não peques mais", Ele está querendo dizer "Por onde você andar, ande livre do pecado, deixe as antigas práticas pecaminosas, se arrependa". 

O CHAMADO

Se você tem cometido, ou cometeu pecados que você considera "graves demais" e está se sentindo o pior dos pecadores e está tão mal com isso, que está pensando em se afastar do Senhor, procure ajuda o MAIS rápido que puder. Não deixe o medo (vergonha) de confessar te parar. Ore a Deus e peça a Ele para te guiar em tudo. Peça a Ele que te dê coragem para falar. Confesse e abandone o pecado.

Se você é alguém que tem o hábito de estabelecer níveis para pecados, julgando as pessoas como MAIS ou MENOS culpadas (pecadoras), se arrependa hoje. Jesus é o justo juiz, e Ele escolheu perdoar a todos, em toda e qualquer situação. Em vez de julgar, ajude. Em vez de excluir, traga para perto. Em vez de rejeitar, ame.

Agora, assista a essa peça:


Autora: Jamille Dória.

2 comentários:

  1. Obrigada Deus porque tu perdoa os nossos pecados!!!!!! que possamos reconhecer os nossos pecados e sermos maduros e capaz de pedir perdão. Nós ajuda Senhor"!

    ResponderExcluir
  2. Gostei de ver, Jam. Sempre usando as palavras com sabedoria. Por isso o sucesso do Blog rs
    Bom, confesso que tenho trabalhado muito o "orai e vigiai...", pois a arrogância e o orgulho, em algumas situações, nos cega para o reconhecimento do pecado e o arrependimento. Concordo que pecado é pecado e, antes de julgarmos algum irmão, devemos olhar para nossas atitudes e nossos pensamentos e buscarmos nos manter firmes na palavra e nos princípios éticos que Deus nos ensina.
    Jovens Valiosos, estejamos firmes em Cristo e buscando estar longe de tudo que nos leve ao pecado.

    ResponderExcluir