Qual o tamanho da sua fé?


Muitas vezes depois que nos convertemos não somos acostumados a avaliar a nossa fé. A bíblia nos fala sobre diferentes porções de fé. 

Vejamos: ...antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Romanos 12:3b

Em geral, dividimos as pessoas em dois grupos: as incrédulas e as crentes. Pensamos: “se fulano crer em Jesus o suficiente para pedi-lo alguma coisa/deixar que orem por sua enfermidade ele tem fé.” Mas não só Paulo como o próprio Cristo diferencia as pessoas pelo tamanho de sua fé. Jesus fala sobre homens de pouca fé (Mateus 6:30/14:31); e o mais interessante é que ele se referia à seus próprios discípulos. Já na passagem do centurião, em Lucas 7:6-9, Ele diz que nem em Israel tem achado tanta fé! Está aí uma coisa que surpreende o próprio Cristo: muita fé!

Agora, leiam com atenção este trecho:

E um da multidão, respondendo, disse: Mestre, trouxe-te o meu filho, que tem um espírito mudo; E este, onde quer que o apanhe, despedaça-o, e ele espuma, e range os dentes, e vai definhando; e eu disse aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam. E ele, respondendo-lhes, disse: Ó geração incrédula! até quando estarei convosco? até quando vos sofrerei ainda? Trazei-mo. E trouxeram-lho; e quando ele o viu, logo o espírito o agitou com violência, e, caindo o endemoninhado por terra, revolvia-se, espumando. E perguntou ao pai dele: Quanto tempo há que lhe sucede isto? E ele disse-lhe: Desde a infância. E muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas, SE tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos. E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade. E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele. E ele, clamando, e agitando-o com violência, saiu; e ficou o menino como morto, de tal maneira que muitos diziam que estava morto. Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou. Marcos 9:17-27

Observe a atitude desse pai. Ele não cria completamente que Cristo podia curar seu filho. Ele fala à Cristo como quando nós pedimos ajuda a algum amigo e falamos “se você puder me ajudar”, quando falamos dessa maneira estamos considerando a possibilidade desse amigo não poder nos ajudar. Jesus respondeu sabiamente, nos ensinando que não depende do poder dEle, pois não há impossível para Deus, mas da nossa fé.

Observe agora o que aconteceu com os discípulos. Lendo desde o começo da história em Marcos (a partir do versículo 14 em diante), podemos perceber que na verdade aquele pai, na ausência de Jesus, pediu aos discípulos para curarem seu filho e eles não conseguiram. Essa mesma história contada em Mateus nos traz, no fim, um frase interessante de Cristo:

Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo? E Jesus lhes disse: Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível. Mateus 17:19-20


A falta de fé os impediu de curar aquele menino. Mesmo tendo recebido autoridade do próprio Jesus para curar e expulsar demônios, mesmo andando com Ele durante muito tempo, vendo-O operar sinais e maravilhas dentre o povo, eles ainda não tinham o suficiente. Da mesma maneira a ausência de fé pode nos impedir de fazer muitas coisas, pois os sinais só seguirão aqueles que creem.

Avalie-se. Você é um discípulo de muita ou pouca fé? Quando você ora, você ora crendo na boca e no coração? Com plena convicção que Cristo, se quiser, pode mudar a situação? Mesmo nas situações mais difíceis?

É importante lembrar que nós recebemos (curas, bênçãos e etc.) de acordo com o tamanho da nossa fé (Mateus 9:29). Isto significa que se temos muita, recebemos muito, se temos pouca, recebemos pouco e que sem fé, além de não agradarmos a Deus, não recebemos coisa alguma:

Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. Tiago 1:6-7



Mesmo sendo convertidos devemos pedir à Ele que aumente nossa fé, pois ela não vem de nós é presente de Deus (Efésios 2:8).

Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé. Lucas 17:5

E então, quando tivermos certeza daquilo que estivermos esperando a ponto de descansar, mesmo sem ver acontecer, receberemos.

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus; Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis.  Marcos 11:22-24








Autora: Letícia Bernardo.

Um comentário: