Livre e escravo ao mesmo tempo.


Tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento, liberdade significa libertação da escravidão, seja no sentido sociopolítico (veja o aprisionamento de José, Gn 39:20-23), no sentido espiritual (Gl 4:21/5:15) ou com respeito à nossa mortalidade (Hb 2:15).

Nesse contexto, nossa liberdade - política ou espiritual - depende da iniciativa de Deus "Pois te fiz subir da terra do Egito, e da casa da servidão te remi; e enviei adiante de ti a Moisés, Arão e Miriã. (Miquéias 6:4)",  "Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte (Romanos 8:2)".

Deus enviou Jesus para ser o Caminho ruma à liberdade eterna "O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano aceitável do Senhor (Lucas 4:18-19)". Nós não precisamos ser escravos do pecado "Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado (João 8:34)", pois a Verdade, isto é, Cristo, pode nos libertar se aceitarmos o preço da liberdade "Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (João 8:31-32)".

Paradoxalmente, somos libertos da escravidão do pecado com um propósito: nos tornarmos escravos de Deus "Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna (Romanos 6:22)". 

Nós estamos livres do nosso julgamento e dos outros "Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira (Romanos 5:9)" e, ao mesmo tempo, livres para servir a Cristo e aos outros "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo (Gálatas 5:13-14)".

Liberdade final, isto é, ser resgatado da escravidão do pecado, pois o regaste foi pago, é vital para se entender a redenção através do sangue de Cristo. Em Romanos 6:15-23 lemos: "Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiçaFalo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação. Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça. E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte. Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor". 

Ouça essas canções:



Texto retirado: Bíblia da Mulher.

0 comentários: