Dica Valiosa: Organize o seu tempo com Deus. (Devocional)

Olá Jovens Valiosos!

A dica de hoje é simples, mas muito importante. 

Semana passada, conversando com uma amiga nova convertida, falei para ela da importância de termos um tempo a sós com Deus todos os dias, o que chamamos de "tempo devocional". Até porque vivemos em uma luta da nossa carne contra o nosso espírito, e aquele que estiver melhor alimentado é que sairá vencedor (Gálatas 5:17).

Pude dar a ela algumas dicas que poderiam ajudá-la a ter um tempo com Deus significativo e abençoado. Decidi trazer essas dicas para vocês.

Dica 1: Separe um horário fixo para leitura da palavra e oração.

Não deixe para buscar o seu "pão diário" somente na hora de dormir, porque poderá acontecer de você acabar pegando no sono, ou fazendo por fazer, sem intensidade. Eu gosto de ter esse tempo logo de manhã, quando acordo. Mas, cada um sabe qual é o seu melhor horário. Então, separe  um horário fixo para fazer isso todos os dias.

Dica 2: Faça uma leitura da bíblia programada e continuada.

Tem gente que gosta de ler a bíblia de forma aleatória, "espontânea". Alguns abrem a bíblia e onde cair, eles param e leem rs Acho isso um tanto engraçado. rs Respeito quem faz. Mas, eu acredito que essa não é a melhor forma. Uma leitura programada  e continuada é mais interessante, até para facilitar o entendimento daquilo que está sendo dito. No Doron, onde me reúno com meus irmãos, estamos fazendo uma leitura sistemática da bíblia. Começamos a ler pelo Novo Testamento (Mateus até Apocalipse) e depois iniciamos a leitura do Velho Testamento (Gênesis até Malaquias). A leitura do Novo Testamento é mais fácil, por que fala de coisas práticas que podem ser usadas de forma mais clara em nossas vidas, por isso, escolhemos iniciar por ele. É claro que com o Velho Testamento também há muito o que aprender, mas se você já leu sabe, que não é uma leitura tããão prazerosa. Experimente ler Levítico e me entenderá, rsrs. Não existe algo que determina a quantidade de capítulos que deveremos ler por dia, isso vai depender de você e do seu objetivo. Eu, geralmente, leio 3 capítulos por dia. Nós, cristãos, precisamos conhecer mais a bíblia. 

Dica 3: Faça uma lista com motivos de oração.

Você costuma marcar no relógio o seu tempo de oração? Quando não fazemos isso, às vezes, achamos que oramos muito, mas, se tivéssemos marcado os minutos veríamos que não se passaram 5 min. Eu não falo como exagero! Eu não costumava marcar. Orava o tempo que eu queria. Foi quando recebi um conselho de marcar esse tempo que eu vi que orava muito pouco. Não é todo dia que estamos "inspirados", cheios de fé e de vontade de orar. Mas, mesmo nesses dias, devemos fazer isso. Nós pensamos: Será que Deus irá receber a minha oração mesmo eu orando sem vontade? Será que é certo ler a bíblia, por obrigação? Eu já fiz essa pergunta e já vi outros fazerem. E a resposta é SIM! Ele receberá. Ele nos ouvirá. Ele se alegrará com o nosso sacrifício e obediência!

Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos. Efésios 6:18

Quando adolescente, aprendi com minha discipuladora sobre essas coisas. E lembro de ter falado para ela que era difícil orar por um bom tempo (na época, acho que eram 10 minutos). Foi então que ela me ajudou criando comigo uma lista de motivos de oração. Até hoje tenho essa lista guardada, rsrs. Lembro que depois dela, pude orar por vários motivos importantes e por um tempo maior.  Faça a sua lista. Ela não pode ser egoísta. Pense na igreja de Cristo espalhada em toda a terra. 

Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.Tiago 5:16

* Para ler mais sobre a Oração clique aqui.

Dica 4: Separe 1 dia (pelo menos) na semana para jejuar.

Só podemos conhecer a vontade de Deus quando ouvimos a sua vontade e só podemos experimentar o Reino de Deus quando experimentamos na prática essa vontade. O jejum é um forte instrumento para nos deixar sensíveis a voz de Deus. 

* Para ler mais sobre o Jejum clique aqui.

Queridos irmãos,  se desejamos fortalecer o nosso espírito precisamos viver essas coisas. Eu ainda preciso melhorar e muito. Sei que não é fácil permanecer nessa busca diária, mas, precisamos compreender que isso ainda é pouco. 

Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.

E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.


Autora: Jamille Dória

7 comentários:

  1. Oração é algo que caracteriza um cristão. É conversar com aquele que é seu Pai e numa atitude franca e genuína, dizer a Ele o que está no coração. Orar inclusive nem é somente ficar falando o tempo todo, mas as vezes para para ouvi-lo, deixar Ele falar ao nosso coração, lembrando versículos que ajudem a entender nossos pedidos assim como repreender se nossos pedidos estão errados. O importante é que sejamos sinceros com Ele.
    Oração é falar com um amigo importante que te trata sem arrogância, mas te ouve sabendo de suas limitações.

    Converse com Deus, Ele gosta de conversar.

    Felipe Wagner

    ResponderExcluir
  2. Essas dicas vieram em um excelente momento. Vou compartilhar com uma amiga querida e irmã que estava com algumas duvidas sobre estes assuntos. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosas dicas! Compartilhando com as amigas!

    ResponderExcluir
  4. Deus é bom demais e ele responde as nossas orações, minha oração nesta manhã foi justamente sobre isso eu orava a Deus para que ele me ajudasse nesta área da minha vida pois eu não tenho um horário fixo de oração todos os dia eu oro em horários diferente, e voçê vem com essa palavra, obrigada Senhor. Que Deus continue te usando minha amada. Deus te abençoe!


    PARA HONRA E GLÓRIA DO SANTO NOME DO SENHOR

    ResponderExcluir
  5. Excelente postagem, uma dica muito importante e também o bom a se fazer é ir crescendo a cada dia em cada um dos aspectos, leitura da palavra comece com 3 capítulos por dia e vai aumentando na medida que conseguir, da mesma forma na oração, marque 5 min e só saia dali quando acabar os 5 min haha e sempre cresça nisso.
    Eu também faço isso logo quando acordo, é muito bom, isso nos fortalece para o dia que acaba de começar.

    ResponderExcluir
  6. Excelente postagem. Dicas Valiosas, vindas de uma jovem Valiosa. Irei aplicar essas dicas e acredito que me ajudarão muito, também.
    "agir com sabedoria assegura o sucesso." - Eclesiastes 10:10b
    Fiquem com Deus e firmes em suas orações.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela postagem e pelas dicas Jamile. Esse é o verdadeiro caminho pra conhecer ainda mais a Deus: Devocional. Deus continue te capacitando e enchendo de graça.

    ResponderExcluir