Abraços para Apaixonados: Que coisa estranha para dizer!

   Certa noite, ao aproximar-se o aniversário do primeiro mês do casamento, Jim estava relaxando em seu primeiro móvel novo, uma poltrona do "papai" reclinável. Finalmente , ele se sentia como um verdadeiro adulto. Contudo, nem tudo estava completo; a grande invenção do mundo moderno, o controle remoto da TV, não tinha encontrado seu lugar na sala de estar de Jim.

   Carol estava na cozinha, ocupada com alguma coisa, e Jim pediu um xícara de chá. Se seu plano desse certo, Carol exerceria a função de controle remoto, e Jim não teria que se levantar. Seu plano era conseguir que ela mudasse o canal quando estivesse voltando para a cozinha.

   Mas, Carol, evidentemente, tinha uma ideia diferente. Entregando o chá para Jim, antecipou-se e disse: - É hora de jogar o lixo no quintal, querido.

   Ela pegou Jim de surpresa  e ele até se esqueceu de pedir a ela que mudasse o canal.

   Jim pensou: Que coisa estranha para dizer! Por que estava anunciando a ele o que deveria fazer? Ele não fazia nenhum pronunciamento cada vez que lavava o carro ou cortava a grama. Neste momento, Carol repetiu a si mesma, desta vez com a voz mais alta e um toque de frustração: - Você me ouviu? É hora de levar o lixo!

   Isso é trabalho dela - Jim pensou consigo mesmo. Ela está violando a ordem natural das coisas. Os homens fazem o trabalho lá fora e as mulheres as tarefas da sua casa. Minha mãe cuidava do lixo da casa, e meu pai trabalhava fora. É assim que as coisas devem ser. 

   Carol não somente pedia algo antinatural, como também estava tornando-se sua mãe. Dizia a Jim o que fazer e quando fazer. Ele subitamente viu seu futuro desenrolar-se diante de si: seria dominado pelo resto de sua vida.

  Por que ela não fica calada? - pensou Jim. Eu levarei o lixo num instante, quando eu quiser.

  Neste momento, ela falou seriamente: - Jim, levante-se dessa cadeira e cuide deste lixo!

   Jim levou o lixo, mas não gostou e ficou zangado por um semana.

  Esta cena repetiu-se, vez após vez, por meses, até que Jim e Carol voltaram para sua cidade natal durante os feriados de fim de ano. Sentiram-se como estranhos ao dormirem na cama de solteira de Carol com os pais dela dormindo no quarto ao lado. Mas havia algo que parecia realmente ainda mais estranho. Jim notou que o pai de Carol evidentemente tinha se esquecido das regras do manual das tarefas do lar/ fora do lar. Todas as noites ele fazia sua ronda pela casa recolhendo o lixo levando-o para fora. Não admirava que Carol esperasse que Jim fizesse o mesmo. Seu pai levava o lixo de casa para fora diariamente, sabotando a ideia de Jim sobre a divisão natural das tarefas. 

   Terminados os feriados, Jim e Carol iniciaram sua viagem de volta. Era um longo trajeto, mas para economizar o custo de um hotel, decidiram viajar a noite toda. Cerca de três horas da madrugada, eles estavam conversando sobre todo tipo de coisa, para manter um ao outro acordado. De fato, a maioria de suas melhores conversas tinha lugar quando viajavam durante a noite. Com a escuridão, e sem que Jim tivesse que olhar os olhos de Carol, ele podia falar sobre tudo.

  - Eu suponho que você já notou que tenho certa dificuldade quanto à questão do lixo - disse Jim.

   - Eu sei - ela respondeu.

   - Bem, eu vi seu pai lidando com o lixo. Agora compreendo porque você acha que devo cuidar disso. Eu simplesmente nunca considerei lixo minha tarefa. Não me entenda mal. Isso não é algo tão custoso, apenas não quero que me digam o que fazer. Você é minha esposa, não minha mãe - Jim explicou.

   Então, ele acrescentou, quase como uma conclusão: - Eu apenas quero que seja uma ideia minha, certo?

   - Claro - Carol disse. - Eu concordo.

   Por um momento ninguém disse mais nada. O assunto mudou para comida, e decidiram procurar um lugar para um lanche.

   Alguns dias depois, Jim e Carol chegaram em casa, e o cesto de lixo estava consideravelmente cheio debaixo da pia. Como seu recém adquirido conhecimento do ponto de vista de Jim sobre o lixo, Carol parou na porta da cozinha e perguntou: - Querido, ainda é sua ideia levar o lixo para fora? 

  - Claro que sim - Jim respondeu. - É minha ideia cuidar do lixo durante o próximo intervalo.

   E isso funcionou para eles.


- Livro: Abraços para Apaixonados.

Um comentário:

  1. Diálogo, Compreensão, empatia, amor... aprendemos dia a dia, quando começamos a olhar o outro como alvo do nosso amor e não de nosso desejo.

    Belo post!!!
    Felipe Wagner

    ResponderExcluir