Somente uma vida nova pode conter o vinho novo.

2º dia da 2º temporada: Irmão(a) blogueiro(a).    
Palavra abaixo de Rosalvo Neto.

     Alguns acham que podem colocar vinho novo em odres velhos. O odre era uma bolsa de bexiga de boi ou estômago de camelo, curtida, curada, tratada e usada para colocar vinho novo. Acontece que o vinho fermentava, e se o odre fosse bem tratado, se expandiria pela fermentação do vinho. No entanto, se alguém colocasse vinho novo em odre velho , quando o vinho começasse a se expandir devido à fermentação , o odre se romperia e se perderia tanto o vinho como o odre. É por isso que Jesus disse “nem se deite vinho novo em odres velhos” (Mateus 9: 17). Nosso problema é tentar colocar em nossa vida velha tudo que temos ouvido, é tentar encaixar o que ouvimos da parte de Deus na vida que temos. Achamos que dá para viver o que Deus  tem nos falado no mesmo tipo de vida que temos. Sabe o que vai acontecer? A palavra que temos ouvido vai arrebentar conosco, pois ela fermenta. A palavra de Deus é comparada com o vinho e com o fermento. O problema hoje está na questão  dos odres que temos . Eles podem ser velhos, mas quem trabalha com odres sabe renová-los. Podemos dizer: “Senhor, o meu odre já se rompeu há muito tempo ; dá-me um odre novo ,Senhor ; dá-me uma vasilha nova para conter tudo que o Senhor tem em dado”.

     Não podemos perder as coisas que o Senhor nos tem falado. Não tente aplicar uma palavra nova em uma vida velha. Remendo novo em pano velho faz romper ainda mais o pano. A palavra diz que aquele que está em Cristo é nova criatura; é odre novo, tecido novo. Somente uma vida nova pode conter vinho novo.

     Deus vai fazer o que for preciso para mudar a nossa vida. Ele enviará provas e tribulações para produzir em nos uma renovação de vida. Mas será que estamos dispostos? Deus nos tem dado muito vinho; estamos até nos embebedando, mas o vinho não está mudando a nossa vida. Deus vai continuar trabalhando conosco, como pessoas e como congregação. Ele irá nos moer para renovar os odres.

     Você já viu a mudança da lagarta para borboleta? A lagarta se fixa em um determinado lugar de uma árvore e cria um casulo em torno de si, até que um dia esse casulo se rompe e sai dali uma borboleta. Se, por acaso, o casulo for aberto, a borboleta morre. O processo de saída do casulo é muito doloroso, porque ela vai se esticando ali dentro até rachar o casulo e, finalmente, a borboleta sai. Essa força que ela faz para quebrar o casulo é a força necessária para reforçar a musculatura de suas asas e depois poder voar como borboleta. Existem pessoas dizendo a Deus que desejam ser como borboleta, só que não querem quebrar o casulo, passar por prova. Querem ser borboletas, mas não querem problemas em sua vida , não querem se esforçar para ter uma vida santa e reta , não querem passar por tribulações. A bíblia diz “... pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus” (Atos 14: 22).
   
 Às vezes queremos ajudar a borboleta a sair do casulo. Dizemos a ela: “Agora voe, porque você já não tem mais o casulo para aprisiona-la”. Mais que acabamos de fazer foi impedir a fase de reforço da musculatura para que ela pudesse voar. As lutas e as provas forjam o nosso caráter, firmam os nossos valores, fortalecem as nossas convicções e, principalmente, nos dão uma maior e mais profunda visão do nosso Deus.

     O Senhor nos chamou, em primeiro lugar para sermos filho de Deus. Em segundo lugar, para sermos servo d’Ele. Em terceiro lugar, para sermos flechas polidas. Deus nos chamou para sermos um reino de sacerdotes, para fazer discípulos, sermos pais de nações, revolucionarmos este mundo, mudar a vida de nosso vizinhos e colegas de  trabalho, para trazer a vitória d’Ele sobre o mundo através de nossa vida.

     Qual é a nossa decisão? Sermos livres completamente ou continuarmos como um elefante amarrado? Coloquemos diante de Senhor nossos fardos e nossas inquietações , e as corda que nos prendem somente servirão para lembrar que o Senhor é poderoso e que n’Ele existe a verdadeira e total libertação.

Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?“
(Romanos 8: 31)



-Reflexões sobre Espiritualidade e Ministério. Jamê Nobre

Autor: Neto, 16 anos. Meu amigo e irmão em Cristo.

Um comentário: