Que tipo de mulher você é?

Há um pouco mais de um més atrás eu tive uma experiência interessante. Estava em um ônibus lotado, e fiquei em pé em frente a uma senhora que deve ter uns 60 anos mais ou menos.  Por causa da quantidade de gente em pé me apertando e do balanço que o ônibus fazia,  às vezes, eu encostava um pouco nela. Logo na primeira vez que aconteceu, ela me olhou com cara feia. Só que eu não podia fazer muita coisa, vocês infelizmente já devem ter passado por esse tipo de experiência e sabem como é. Depois de umas duas ou três reclamações, passei a ter um cuidado extremo para não tocá-la. Mesmo não fazendo isso, ela me olhava de cara feia. Comecei a pensar: será que fiz mais alguma coisa? Porque será que ela se incomoda tanto? Só que as respostas não me vinham a mente. Foi então que ela pediu licença com um tom super grosseiro, levantou e desceu do ônibus. Então eu sentei em seu ex lugar, ao lado de um senhor mais ou menos da idade dela. Foi eu sentar que ele já veio falando: - Que mulher é essa? Ela se incomodava com tudo. Estava estressada e por isso te tratou mal sem motivo. Eu lhe disse: - É, eu até pensei que o problema estivesse em mim. Mas não consigo achá-lo. Ele respondeu: Não minha filha. O problema era o mal humor dela mesmo. Não se preocupe. Tem mulher que é assim. E a conversa encerrou e eu fique a pensar sobre o que aconteceu. 

No outro dia, também no ônibus 'conheci' outra mulher. Essa era mais nova, tinha uns 45 anos mais ou menos. O ônibus também estava lotado, mas apesar de ter várias pessoas em pé o lugar ao meu lado estava vazio. Quando ela entrou, se sentou lá e comentou comigo: - Olá (sorriu), não entendi porque ninguém sentou aqui. Eu disse: - É verdade, estranho mesmo. Nesse momento eu estava com o fone no ouvido escutando minhas aulas, pois iria para a faculdade fazer prova. E no ônibus, como quase sempre, tinha um cara tirando onda de DJ, com músicas nas alturas, o que me atrapalhava. Estava um pouco chateada com ele. Mas tudo bem. Foi então que comentei com ela: - Essa música alta está me incomodando. Estou ouvindo aula, para fazer uma prova daqui a pouco. Ela disse: - Quando descer alguém do fundo, você vai para lá. Pode ser que fique melhor. Então ela começou a me evangelizar. - Você conhece Jesus menina? E eu respondi: Claro, sou uma serva Dele como você (falei isso e lhe mostrei minha blusa que tinha tema cristão e falava exatamente em evangelismo  "Pescando almas para Cristo"). Ela se alegrou muito com aquilo e me disse: - Amém, que bom. Eu agora vou falar para o resto do ônibus. Levantou-se, deixou a bolsa comigo, pegou folhetos e saiu entregando um a um, a todos que estavam lá. E não somente entregava como dizia algo para cada um. Algo breve mas específico. Como: Jesus te ama, Jesus salva, Tem um plano na sua vida, Te quer de volta, Te abençoa, Deseja te dar vida eterna. Depois falou em alto e bom som para todos: Olá, bom dia! Estou entregando esses folhetos a vocês e peço que dêem um momentinho do dia de vocês a Deus, leiam e reflitam sobre Ele. A mensagem não veio de mim, mas está contida na bíblia, que é a palavra de Deus. Jesus abençoe. Quando ela terminou, sentou novamente do meu lado e me disse: - As pessoas precisam ouvir a verdade, e nós estamos aqui para isso. Levar a palavra para elas. Eu concordei com ela. Foi então que desceram algumas pessoas do ônibus e nós fomos sentar mais no fundo, pois o DJ ainda estava lá. Era só olhar para a moça que ela sorria, a sua simpatia contagiava. Quando ela foi descer do ônibus, ela olhou para mim e disse: - Que Deus abençoe você nessa prova. Que o Espírito Santo te ajude a lembrar de tudo que você estudou. Como eu fiquei feliz em ouvir aquelas palavras, estava bastante preocupada com a prova e ela me trouxe paz. 

Fiquei pensando sobre aquelas mulheres, e me lembrei de alguns textos como:
  •  É melhor morar num canto de telhado do que ter como companheira em casa ampla uma mulher briguenta (Provérbios 21:9). É melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e irritadiça (Provérbios 21:19). A palavra rixa se refere a um estado de hostilidade, desacordo, disputa, briga, discórdia, contenda, grande tumulto,  revolta ou motim. A presença dessa mulher é desagradável, ninguém a quer por perto pois ela só sabe murmurar. Ela vive em guerra com si mesma e com os outros.
  •  Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis (Provérbios 31:10). Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida (Provérbios 31:12). É bastante confortável ter uma mulher virtuosa ao nosso lado. Todos a querem por perto, pois ela transmite paz e segurança. 
Pense nisso:

1) Qual desses perfis mais caracterizam você?

2) Você lembra de situações em que as pessoas se afastaram, ou não desejaram a sua presença? Como você se sentiu? 

3) O que acha que deveria fazer para mudar e se tornar uma mulher virtuosa e  agradável? 



Autora: Jamille Dória.




5 comentários:

  1. Muito interessante! Precisamos buscar ser mulheres virtuosas.
    Lívia Dória.

    ResponderExcluir
  2. Muitoo ricoo, me faz refletir muito. Como muitas pessoas dizem que é pra eu sorrir mais tento e a alegria do SENHOR me ajuda. :D

    ResponderExcluir
  3. Amém! Jam eu tenho me esforçado muito para ser essa mulher virtuosa, e ser para Deus o bom perfume de Cristo.

    ResponderExcluir