O solteiro e o propósito de Deus. p 1

Objetivo do estudo: Aprender qual é a vontade de Deus para o solteiro, revelada em Sua palavra.

Introdução: É necessário aprender o papel que você deve desempenhar como solteiro que decidiu viver para Deus. O diabo tem usado muitas estratégias para desviar o solteiro do seu propósito. Mas não deixe-se levar por ele. Guie-se pela palavra que Deus tem para a sua vida.

O relacionamento cristão: Tudo o que Deus criou tem um propósito, um objetivo a ser alcançado (Ef 3:11), e nós, como seus filhos, não devemos deixar de imitá-lo (Ef 5:1). Nosso relacionamento também precisam de propósitos claros e definidos. No mundo, há um relacionamento entre rapazes e moças chamado namoro. Geralmente o objetivo do namoro no mundo é "experimentar", "curtir", "conhecer", porém sem compromisso para o casamento. Alguns pensam que podem namorar várias pessoas até encontrar a pessoa "certa" Infelizmente, em muitos casos, são consideradas normais as relações sexuais durante o namoro. Em que esse tipo de relacionamento coopera com o propósito de Deus? Em nada!

No Reino de Deus não há espaço para essa forma de namoro. O relacionamento entre jovens cristãos (que vamos chamar de amizade comprometida) deve ser diferente do namoro do mundo em quatro aspectos: no fundamento, propósito, desenvolvimento e critérios. 

Um fundamento diferente: Fundamento é a base sobre a qual construímos algo. Muitas pessoas começam a namorar por causa da atração física, um sentimento, um interesse financeiro ou, até mesmo uma paixão destruidora. O relacionamento entre discípulos deve ter o amor de Deus como fundamento, e não o amor sentimental. O amor de Deus não é um sentimento instável e volúvel, mas sim uma atitude. Amar como Jesus amou é entregar-se a Deus em favor de alguém.

Um propósito distinto: No Reino de Deus os casais se relacionam para casar. Não há espaço para relacionamentos superficiais e irresponsáveis. Como discípulos, devemos ter compromisso no relacionamento. Não devemos declarar os nossos sentimentos se não temos como objetivo o casamento. Você só pode declarar seu amor por aquela pessoa se você vai honrar com a sua palavra. Ninguém tem o direito de fazer afirmações inconsequentes. 

Desenvolver contrário ao mundo: Tanto no mundo, como no Reino de Deus, o relacionamento começa com o conhecimento. Porém o desenvolvimento é em direção contrária: no mundo o namoro começa a partir do conhecimento físico(beijos, abraços, carícias, etc), mas no Reino de Deus o conhecimento deve iniciar no espírito(coração), seguindo para a alma(intelecto) e, após o pacto do casamento, deve haver um conhecimento físico(sexo-corpo).

Conduza-se nos critérios básicos: "Quanto aos moços, de igual modo, exorta-os para que, em todas as coisas sejam criteriosos" (Tt 2:6). É preciso avaliar bem a pessoa que desejar ter como esposo(a). Não se deixe levar somente pela inclinação do seu coração, mas pare e pense, peça conselhos a Deus e a outras pessoas antes de dizer SIM!



-> Texto retirado e adaptado do livro: Módulo I: Para novos discípulos. Editora: AMD
Autor: Sérgio Franco.


6 comentários:

  1. Um casamento bem-sucedido é sempre um triângulo: o homem, a mulher e Deus.

    ResponderExcluir
  2. verdade. Quem comentou? rs lembre de escrever seu nome no próprio comentário.

    ResponderExcluir
  3. Um cordão de três dobras! Deus dá aos nossos jovens corações sábios!

    ResponderExcluir
  4. eu sou a asim tenho 24 anos e ate hoje sou souteiro nao tenho vergonha de diser que sou virgim mas acredito que deus tenha um proposito pra min ser asim

    ResponderExcluir
  5. eu parei desse negocio de "ficar" quando descobri que Deus tme a mulher certa pra é só eu saber eperar!

    ResponderExcluir