FÉRIAS, ÓPTICA E UMA IMAGEM A ZELAR


8º dia da temporada: 1 dia como blogueiro(a).    
Palavra abaixo escrita por Rainer Costa.

Tenho vivido dias realmente especiais. Viajar nas férias é sempre bom; sair do lugar comum, experimentar novos hábitos e paladares, avistar novas paisagens, desenvolver novas relações, etc. Sair pode se tornar fundamental quando sua cidade te lembra trabalho, os outdoors nas avenidas, as pessoas usando suas roupas e acessórios, tortas - principalmente as de chocolate com morangos - te lembram trabalho! Este era o meu caso, eu precisava sair!

Foram muitas cidades, passeios, histórias… Difícil mesmo foi eleger o que não contar. Isso porque também gosto muito de escrever. Aqui abro um parêntese: Você já pensou sobre como fazemos pouco tantas coisas que gostamos muito e como fazemos muito tantas coisas que gostamos pouco? Gosto de escrever, mas escrevo menos do que gostaria. Estamos sempre tão ocupados, não é verdade? Fecha parêntese. O convite de Jamille foi para mim uma grata surpresa, uma chance feliz num momento mais que oportuno! Então, voilà, vamos lá!

Era meu segundo dia naquela pequena e agradável cidade e eu tinha um show para ir. Não, não era para "fazer". Era para "ir" mesmo! E fui, ainda que não se encaixasse no meu gosto musical. Era melhor do que ficar em casa, pensei. E de fato foi melhor. Apesar de não curtir muito a música admirei a entrega e paixão que via. Se o modo de cantar naturalmente não me agradava tanto, me alegrei em ver como, para tantas pessoas, a noite pareceu fazer um grande bem. Cri que realmente o Senhor havia sido adorado em meio às canções e corações naquele lugar. 

De repente, ao final do evento, ouço gritos e mais gritos! Uns queriam tirar uma foto, muitos pareciam necessitar com urgência de uma foto e outros estavam mesmo desesperados pelo tal registro! Se exporem, empurrarem, serem quase esmagados; todo o esforço parecia valer a pena para levarem consigo aquela "imagem"! Me fez lembrar das antigas aulas de óptica sobre o processo de formação das imagens. De como na verdade, pelo que me recordo, o que vemos é basicamente o resultado da luz absorvida e refletida pelos objetos. É interessante como desde muito pequenos vamos aprendendo, ainda que sem perceber, mecanismos tão parecidos. Escolhemos o que absorvemos e escondemos, definimos da mesma forma o que mostramos de nós para os outros.

Autoridades, artistas, líderes religiosos, pais, amigos talentosos e/ou extrovertidos, pessoas comuns, etc. Todos lidamos constantemente com a bendita "imagem a zelar", considerando-se obviamente as devidas proporções. Infelizmente, existem pessoas e até sistemas inteiros que manipulam e dissimulam e muitos são os que se deixam estar iludidos. Devemos, portanto, ser cautelosos. Admirar, ter como referenciais pessoas de talento, justas, ungidas, competentes, destemidas pode ser extremamente saudável - "Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo" (1 Coríntios 11:1 NVI); mas elas não podem despertar em nós desespero. Desesperados devemos ser apenas pelo Senhor! O anseio das nossas almas precisa ser o de ver o Seu rosto mais que o de qualquer outro! "Portanto, sejam imitadores de Deus"(Efésios 5:1a NVI).

Sabe, ela foi simpática e deu atenção a todos quanto pôde. Eu acho mesmo que a imagem que aquela cantora transmitia ao povo era verdadeira. Pelo menos foi o que me pareceu, já que não tenho razões para crer no contrário. Além do mais, sua história de luta e perseverança em Deus é admirável. Sabe, nós também procuramos dar atenção às pessoas. Fazemos dedicatórias nos cds, tiramos fotos, conversamos, etc. Mas temos rejeitado propostas externas distorcidas à respeito de quem somos. A verdade é que todos lidamos com acertos e falhas, temos dons e deficiências como todo mundo. Todos precisamos da mesma graça diária para viver. Sabe, eu também cuido da imagem do Ministério Radicalize e da minha imagem. Cuido para que ela se aproxime constantemente da verdade de quem somos. "Pois Deus que disse: "Das trevas resplandeça a luz", ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo" (2 Coríntios 4:6 NVI). Para que em nós seja sempre e cada vez mais real a luz que já há algum tempo decidimos refletir: Jesus! "Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação" (Colossenses 1:15 NVI).

E você, amigo(a)? Qual imagem tem de si próprio? Ela condiz com a verdade de quem você é; de quem Deus quer que você seja? O que tem absorvido, guardado de todos? E finalmente, o que tem refletido?

No amor de Yeshua.

Autor: Rainer Costa, 27 anos, é designer gráfico, compositor, cantor e líder do Ministério Radicalize. À cerca de uma década trabalha na área de louvor e adoração, período onde também dedicou-se ao discipulado e liderança de jovens de sua congregação. Site: http://ministerioradicalize.com.br/


4 comentários:

  1. Muito bom! Que reflitamos apenas o que temos e que tenhamos a cada dia, mais de Deus em nós!

    Em Cristo,
    Felipe Wagner

    ResponderExcluir
  2. Amém!
    Palavra abençoada! Com filhos temos que imitar nosso Pai, Deus, e que tenhamos os olhos fitos somente n'Ele.
    Deus abençoe Rainer!

    -Ellen Leite

    ResponderExcluir
  3. Amém!
    Que sejamos verdadeiramente imitadores do pai.

    ResponderExcluir
  4. Hb 12:1 fala sobre a tão grande nuvem de testemunhas que nos arrodeia. Essa nuvem está em todo lugar. Faculdade, igreja, em casa, etc. Acredito que não devemos viver pensando no que vão pensar de nós. Mas devemos dar testemunho do nome que carregamos: Jesus. Essa "imagem" deve ser preservada SEMPRE: A vida com Deus!

    Deus abençoe! :D

    ResponderExcluir