Em busca de conselhos.



Existem 4 tipos de conselhos: o seu, o dos ímpios, o dos irmãos em Cristo e o de Deus. Os dois últimos podem até se resumir em um só.

Falando primeiramente do que chamei de seu. Este é o seu próprio entendimento. Aquilo que você pensa, que você acha que é verdade, que você acha que é o correto e que te fará bem. Note aqui a palavra acha. Você não tem certeza, mas acredita que se seguir a sua cabeça, ou, falando mais bonito, o seu coração tudo irá bem. Mas vemos na palavra do Senhor, que é a bíblia que: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso, quem o poderá conhecer.” Jeremias 17:9 eConfie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento. ”  Não ouça a si mesmo se o seu entendimento for contrário ao de Deus.
“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. ” Salmos 1:1. O conselho dos ímpios é aquele que diz que sempre precisamos ganhar. Que temos que nos dar bem em toda e qualquer situação. Ele diz:-  Você vai deixar seus pais te dizerem o que fazer? -  Você precisa ser livre, fazer da sua vida o que quiser.-  Passe por cima dos outros, mas seja sempre o melhor, etc. É “ganhar” a custos errados. Mas, Jesus nos ensina em Mateus 16: 25 “Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.” É como diz a musica de Heloísa Rosa “ Há um lugar que quando se perde é que se ganha, esse lugar é no Senhor”. Não ouça conselhos dessas pessoas. Não deseje se dar bem em tudo. Pois é perdendo certos prazeres, cargos, empregos, coisas, orgulhos e etc, que Deus nos fará ganhar. No início desse salmo diz: Bem-aventurado que podemos traduzir para felizes. Seremos felizes se não dermos ouvidos aos maus conselhos. A quem você tem ouvido?

Na bíblia temos como exemplo muitas histórias em que alguém que ouviu o conselho de um irmão em Cristo acabou fazendo a coisa certa. “Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu. Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, por-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso. Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação. Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado. Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.” 2 Reis 5:9-14. Naamã em primeira instancia não quis ouvir o que Eliseu tinha dito, mas ouvindo o conselho dos seus servos ele foi e se banhou e foi curado. Bons conselhos nos levam a ótimos resultados.

E ainda temos o conselho do próprio Deus. Como podemos ouvir a voz do Senhor? Como podemos conhecer aquilo que Ele deseja de nós? Ou como podemos obter a resposta para as nossas dúvidas, problemas e situações da vida? Através da Bíblia, que é a palavra de Deus. “Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

Salmos 1:2. “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmos 119:105. A bíblia deve ser o seu guia e sempre acompanhada de oração. Ler por ler não tem significado nenhum. É preciso ler em conexão com o Senhor, para que Ele fale.




11 comentários:

  1. Amém , é verdade ,o melhor conselho que podemos ter é do Senhor , pois quando confiamos Nele e entregamos tudo A Ele , sabemos que todas as coisas acontecerão no tempo certo. Devemos aprender a ouvir o conselho do Espirito Santo de Deus como diz o texto acima , de confiar de ouvir , as coisas e o conselho que vem do Senhor , e não o que vem dos nossos pensamentos , quantas vezes nos levamos pelos nosso conselhos e quebramos a cara? Eu mesmo várias vezes , por isso sigo o que foi colocado tão poderosamente , tão simples e ao mesmo tempo tão sábio neste lindo texto , e deixo os meus conselhos e de outros e escolho o do Senhor, que é o melhor conselho para minha vida! Nós formos chamados para sermos servos e saber ouvir conselhos e ser humilde para ouvir e reconhecer o nosso erro também nos faz crescer . Todas vez que seguimos os nosso conselhos e quebrarmos a cara , que venhamos imediatamente correndo para os braços do Senhor e buscar ouvir o melhor conselho que vem do Senhor para nossas vidas! Como diz a frase de Jamile: Seremos felizes se não dermos ouvidos aos maus conselhos. A quem você tem ouvido? Que eu venha fazer esta pergunta todos os dias quando acordar!

    ResponderExcluir
  2. Amém Paulo.
    Lembrei de um texto maravilhoso que diz: Com conselhos prudentes tu farás a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros
    Provérbios 24:6

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Jam. Recebeu bem o que Deus nos deu ontem, que possamos aplicar todos os dias, e em todos os moementos na nossa vida. Deus continue te abençoando e usando. Bjs! Sua amiga mãe. Lívia Dória Almeida.

    ResponderExcluir
  4. Lindo trabalho minha amada que o Espírito Santo flua cada dia mais em sua vida e que vç seja uma jovem mulher bem aventurada na vida de outras jovens. Deus te abençõe.
    Segundo a bíblia a verdade precisa estar unida ao amor,e a honestidade, entrelaçada com a bondade. Que Deus continue te usando para que vç possa passar isto para essa nova geração.

    ResponderExcluir
  5. Quando Buscamos a Deus e ouvimos os seus conselhos ele nos abençoa e nos faz mais que vencedores. Buscar o conselho de Deus em todo tempo.

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto. Deus lhe usa poderosamente. Rebeca Argolo

    ResponderExcluir