Quem é Seu João?



Em período de São João os cristãos protestantes sempre entram na mesma discussão sobre a pecaminosidade da tradicional festa. Alguns a condenam por sua origem pagã, enquanto outros a santificam por sua ressignificação com a vida de João Batista. Mas quero me ater ao que realmente importa: Você sabe quem foi João Batista? Deixe que ele mesmo lhe responda.
Certo dia alguns homens queriam saber quem era o homem que se vestia com pele de camelo, comia gafanhoto e mel e mesmo sendo essa figura esquisita arrastava uma multidão de seguidores. Não é uma pergunta simples de responder. Quando perguntaram “quem é você?” não estavam perguntando qual o nome dele. Portanto não servia a resposta “Eu sou João”. Também não estavam perguntando quem eram os pais deles. Não servia responder “sou filho de Zacarias e Isabel”.  Não adiantava dizer que ele era israelita pois não estavam perguntando a nacionalidade dele. Então como saber “quem é você?”
Esse foi o testemunho de João, quando os judeus de Jerusalém enviaram sacerdotes e levitas para lhe perguntarem quem ele era.
Ele confessou e não negou; declarou abertamente: "Não sou o Cristo".
Perguntaram-lhe: "E então, quem é você? É Elias? " Ele disse: "Não sou". "É o Profeta? " Ele respondeu: "Não".                                  João 1:19-21
A primeira convicção que João tinha a respeito de si mesmo é sobre quem ele não era. Ele tinha certeza que não era o Messias esperado pelos judeus. Depois levantaram algumas opções sobre quem ele poderia ser, mas João continuou firme em suas negativas. Não era Elias nem o profeta.
Finalmente perguntaram: "Quem é você? Dê-nos uma resposta, para que a levemos àqueles que nos enviaram. Que diz você acerca de si próprio? "
João respondeu com as palavras do profeta Isaías: "Eu sou a voz do que clama no deserto: ‘Façam um caminho reto para o Senhor’ ".
João 1:22-23
Quando finalmente João respondeu quem ele era, citou uma profecia de Isaías 40 versículo 3. Ele citou sua missão, seu propósito. Ele sabia o motivo pelo qual ele veio a este mundo. Esse era quem ele era.
Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não surgiu outro maior do que João, o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.   
Mateus 11:11
O próprio Jesus foi quem disse isso. Por cumprir o seu propósito ele foi tudo que deveria ter sido e atingiu o máximo de seu potencial. Morreu decapitado, mas antes disso fez tudo que nasceu pra fazer.
Agora quero lhe perguntar: quem é você? O que você tem a dizer a respeito de si mesmo? Não estou perguntando seu nome, sua nacionalidade, genealogia ou ocupação. Estou perguntando quem é você.
Muitas vezes por não saber quem somos tentamos ser alguém que não nascemos pra ser. Já vi inúmeras pessoas tentando ser igual ao pastor da igreja, igual ao líder ou até mesmo igual ao artista da internet. Antes de tudo saiba quem você não é. Você não é ninguém que já exista pois Deus tem um propósito pra cada pessoa.
Minha oração nesse momento de busca por sua identidade se resume num trecho de uma música que tem mexido com minha vida desde que a ouvi.

"Eu voltaria atrás

Pra tentar me avisar
Que o caminho será escuro
Mas que Cristo é a luz do mundo
Deixe ele te falar quem você é
Que a palavra te desfaça
Que te afogue em tua graça
Só a cruz esconderá quem você não é"
Música: 17 de janeiro
Autor: Os Arrais

 Daniel Andrade e Letícia Bernardo



3 comentários: