Casamento, sonhos e promessas vazias.



Curto algumas, poucas, páginas no facebook, e, ás vezes, mesmo sem curtir acabo entrando em contato com elas por amigos que as seguem. Não estou aqui querendo criticá-las no geral, até porque não as acompanho integralmente e creio que como páginas que se dizem cristãs, não dá pra ser incoerente o tempo todo. Com certeza, alguns dos seus conteúdos devem ser bons. Por isso, não irei citar nomes de tais páginas, pois o meu objetivo aqui não é levá-las ao "fracasso virtual" mas, levar vocês leitores a olharem os seus conteúdos de forma mais crítica. 

Um grande número de páginas falam sobre relacionamento/namoro cristão, casamento, futuro, sonhos, e usam muitas vezes frases feitas, criadas por alguém com ideias próprias e sem nenhum respaldo bíblico e é aí que mora o perigo. Por que muita gente lê essas páginas, curtem suas frases, compartilham seus conteúdos e, o pior, acreditam em falsas promessas. Promessas criadas por homens e não por Deus.

Um dia me deparei com uma frase que de todas as que já li foi uma das que me incomodou muito, até porque vi que ela tinha muitas curtidas e compartilhamentos o que me levou a pensar que tem muita gente acreditando nessa falsa ideia e, foi aí que decidi escrever sobre isso.

A frase estava como legenda de uma foto de casamento. 

Leia com atenção.

"Você acha que Deus não sonhou com esse momento para a sua vida? Deus sonha os seus sonhos, menina! Ele quer fazer você feliz. Não deixe de crer nunca, amém?" 

Nós é que devemos sonhar os sonhos de Deus e não o contrário. Deus em momento nenhum na Palavra diz que sonha os nossos sonhos e apesar de sabermos que com Ele seremos felizes, essa felicidade não está ligada a um casamento, até porque casamento não é uma promessa geral de Deus. Ele não disse em momento nenhum que TODOS irão casar. Me diga algum versículo bíblico que diga isso. Não dá, porque não existe. Claro que Ele criou o casamento e, por isso, se alegra quando ele acontece, mas não podemos dizer que Deus sonhou com esse momento. 

O meu "medo" ao ler esse tipo de frase é que vai gerar uma expectativa falsa nas pessoas, principalmente nas mulheres. Muitas sonham com o dia do casamento, esse é um sonho/desejo legítimo, não estou aqui querendo ser taxativa a esse ponto (longe de mim), mas o problema é que elas não conseguem se abrir para aceitar o fato de que esse dia tão sonhado pode não chegar e se elas acreditam que ele vai chegar, como algo certo, absoluto, prometido por Deus, poderão até ter problemas com Deus, tendo-O como "mentiroso" por prometer e não cumprir. Isso seria um absurdo total, não é mesmo? Mas, infelizmente já vi acontecer. 

Deus, quando disse no Éden "é bom que o homem não esteja só" (Gn 2:18) Ele disse pensando naquele momento do Éden, da criação, onde seu objetivo era multiplicar a vida na Terra e não disse como promessa para todas as pessoas. 

Devemos levar em conta que a mesma bíblia também nos diz em 1 Corintios 7:8 "Digo, porém, aos solteiros e às viúvas: é bom que permaneçam como eu." Como Paulo era? Solteiro. Em outras palavras ele está dizendo: é bom que os solteiros permaneçam solteiros. 

O casamento pode sim ser algo esperado/desejado por você, mas não o tenha como seu maior objetivo e muito menos não pense que é uma promessa de Deus. Deus lhe prometeu muitas coisas, mas casamento não é uma delas. Leve em conta também a possibilidade de não casar e ser feliz solteiro, um solteiro que como Paulo amava ser solteiro porque nessa condição poderia servir sem preocupações, sem outras ocupações ao Senhor. E, mais um conselho, seja mais crítico ao ler certas frases. Avalie o que dizem, avalie não com sua mente e sentimentos humanos mas com base na Palavra, que é viva e eficaz. 


- Jamille Dória. 










2 comentários:

  1. Muito Bom Jamile. Diariamente somos entupidos por várias informações e no automático a absorvemos sem analisa-las. Que o Espírito Santo de Deus nos der discernimento espiritual para ouvir a sua voz em meio a tantas vozes.

    ResponderExcluir
  2. Gostei! vc foi sincera! Deus se agrada quando samos sinceros com a sua palavra! Mas eu creio em nome de Jesus que eu vou casar! rsrsrs! A paz princesa, continue assim, deixando Deus usar sua vida poderosamente!

    ResponderExcluir