TRANSPLANTE DE CORAÇÃO


"Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis". (Ezequiel 36.26,27)

Muitas vezes tentamos agradar a Deus, procuramos fazer a coisa certa e nos deparamos com nossa incapacidade e nos frustramos. É tão desalentador constatar nossa impotência diante de coisas que muito queremos...Existem várias alternativas diante dessa situação: ficarmos chateados conosco mesmos e deixar que o desânimo tome conta; chegar à conclusão que "isso não é prá mim, um reles mortal", e tentar superar a frustração; ficar bravos com o próprio Deus pois, "por que Ele põe algo tão acima de nossa capacidade humana, para seguirmos"? Ou, ainda, culparmos alguém ou até o próprio diabo, pelo nosso fracasso. Mas, tem mais uma alternativa: O TRANSPLANTE DE CORAÇÃO.

Deus seria incoerente, se pedisse de nós, algo que, absolutamente, não pudéssemos fazer. Na verdade, olhando pelo prisma humano, realmente não podemos andar em comunhão com Deus, agradá-lO, pois só assim é que o ser humano encontra aquela paz interior que anseia. Aí é que entra a proposta do próprio Deus: "Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus caminhos..."

Somente quando temos o Espírito do Senhor é que podemos andar em Seus caminhos. E é somente nos caminhos do Senhor que encontramos Verdade, Vida, Paz, Esperança, Alegria...Ele deseja muito que tenhamos tudo isso e então se dispõe a trocar nosso velho e duro coração por um coração flexível, dócil, capaz de receber e conter Seu Espírito, para que possa, enfim, andar com Ele! Que alívio quando somos libertos de nós mesmos! Que sensação de "poder tudo" quando embarcamos nas asas do Espírito: poder obedecer ao Senhor, poder amar os inimigos, perdoar aqueles que nos ofendem, mesmo que não se arrependam, nem peçam nosso perdão; poder orar, poder abençoar os que nos maldizem, poder suportar afrontas e perseguições, pelo nome de Jesus, poder viver contente em qualquer situação, poder viver com o básico e ser agradecido o tempo todo e em todas as circunstâncias; poder ter alegria no coração, mesmo quando nos olhos hajam lágrimas! Poder crer mesmo quando tudo pareça escuro ao nosso redor, poder proclamar com palavras e com a vida, o Reino de Deus e a Sua Justiça!

Essas coisas, e outras tantas mais que o Senhor tem para nós na Vida Abundante que veio trazer, só podem ser vivenciadas se houver a mudança do coração. Somente um novo coração, dado por Deus, pode ser o receptáculo de Seu Espírito, que nos capacita para "toda a boa obra". O Senhor diz: "Não por força, nem por poder, mas pelo meu Espírito..." (Zacarias 4.6). O Apóstolo Paulo nos ensina: "Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus". (Romanos 8.8) E JESUS CRISTO assegurou: "Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva." E João acrescenta: "Isso ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem". (João 7.38,39)

Você já creu em Jesus Cristo? Se cremos nEle e entregamos a vida a Ele, temos o Seu Espírito, pois a Bíblia afirma que se alguém não tem o Espírito Santo, esse não é dEle. (Romanos 8.9). Mas precisamos ser cheios do Espírito Santo, isto é, batizados (imersos) no Espírito Santo, até que, dessa velha natureza, que nada tem de bom, nada apareça, mas a PESSOA de Jesus Cristo seja vista em nós e, assim, passemos a viver e agir como cristãos: "pequenos Cristos".

- Miriã Almeida

0 comentários: