A BANDEIRA DE CADA REINO


Cada país tem também uma bandeira. Suas cores e sua confecção identificam a nação. As palavras não fazem falta. É algo que não se ouve; pode-se ver. Se me apresento com as cores azul e branco, em listas horizontais, todos saberão que sou argentino. Cada país tem, então, uma bandeira que o distingue dos demais. O reino das trevas e o Reino de Deus também possuem uma bandeira. Qual é a bandeira do Reino de Deus? O que poderão ver em nós que, sem dizer nada, que identifique-nos como discípulos de Jesus?

Cristo, depois de lavar os pés dos doze, em um clima de intimidade e afeto, disse-lhes: "Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu vos amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isto todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros."

O mundo nos identificará por esse sinal, se tivermos amor uns para com os outros. O mundo nos olha, observa-nos e, mesmo sem falarmos, deve notar que pertencemos ao Reino de Deus. A bandeira que caracteriza os súditos deste Reino é o amor.

Em Cantares 2:4 a esposa (figura da Igreja) fala do amado (figura de Cristo):

"Leva-me à sala do banquete e o seu estandarte sobre mim é o amor."

Que bandeira Cristo pôs sobre a Igreja? Amor. Isto deve ser o que nos diferencia. Um historiador pagão, falando do amor que caracterizava os primeiros cristãos, dizia: "Onde forem vistas duas pessoas que, mesmo sem conhecer-se, amam-se, ali há dois cristãos." Afinal quando olhamos a vida da Igreja Primitiva, tal qual a descreve o livro de Atos, devemos reconhecer que o amor era, sem nenhuma dúvida, a característica predominante dos discípulos. Assim haviam aprendido de Jesus. Amor. "Com a presença dele todos saberão que sois meus discípulos e se tiverdes amor uns aos outros", ensinava Jesus.

Do outro lado, está a bandeira do reino das trevas. Qual? O egoísmo? Em vez de amar aos outros também, amo somente a mim. Vivo para mim, esforço-me para mim, preocupo-me apenas comigo. Tudo converge para mim. Se quiser saber se alguém pertence ao reino das trevas, observe a bandeira que tremula sobre sua vida. Se lá houver as cores do egoímos, com certeza esse alguém pertence ao reino das trevas.

Trechos retirados do livro Jesus Cristo é o Senhor  de Jorge Himitian.


Letícia Bernardo

Um comentário:

  1. Muito bom!!! Amor é nossa bandeira, Deus é amor, Jesus é Deus, Jesus é nossa bandeira!

    ResponderExcluir