Virtude 8: Perseverai na oração.


Por várias vezes somos exortados pelo Senhor Jesus a perseverarmos. Quando Ele adverte sobre as dificuldades do fim dos tempos, afirma: "Aquele que perseverar até o fim, será salvo." (Mt 10.22; 24.13). Também na maravilhosa passagem de João 15, sobre a Videira e os ramos, Jesus ensina que a chave é permanecer, termo muito ligado à perseverança. Doutra vez ainda, quando Jesus conta a parábola do Juiz Iníquo, Lucas começa dizendo que Jesus contou aquela parábola "sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer" (Lucas 18.1).

Em todas essas passagens o ensino é PERSEVERANÇA. E por que? Certamente é porque o Senhor sabe sobre a nossa tendência ao desânimo, ao esfriamento. Ele conhece a inclinação de nossa natureza, sempre predisposta ao esmorecimento. Então vem com a palavra de encorajamento, estimulando à perseverança.

Uma das maneiras de Deus testar nossa fé é não responder de imediato a certas orações. Essa aparente demora do Senhor nos é muito benéfica, pois assim temos a oportunidade real de exercitar a perseverança e a fé. Aliás, essas duas coisas são tão próximas, na verdade, inseparáveis. Se temos fé, continuamos, perseveramos; se abandonamos é sinal de que não cremos.

Outras bênçãos da resposta não imediata de Deus são:

1. Tratamento de nossa ansiedade e incapacidade para esperar em Deus. 
2. Leva-nos a conhecer melhor e muito mais profundamente o nosso Deus.
Quando não obtemos uma resposta de pronto e continuamos em oração, vamos penetrando nas profundezas de Deus até que nos satisfazemos com o próprio Deus, o que é ponto ideal para recebermos o que temos pedido. Nossa satisfação não estará mais na obtenção dos pedidos, mas no próprio Deus!
3. Mostra-nos que não existimos sozinhos no mundo, mas há outros, e que eles também tem necessidades e anseios. Somos ensinados a interceder!

E perseverar na oração não é algo novo, dado somente a nós. Uma olhada para as histórias maravilhosas da Bíblia vamos conhecer pessoas que oraram e nem viram fisicamente a concretização de seus sonhos, nesta terra. Jesus mesmo, quando fez a orientação final aos discípulos, antes de subir ao céu, disse-lhes que ficassem em Jerusalém, "até que do alto fossem revestidos de poder..." E se tivessem abandonado seus postos de oração, voltando, uns à pesca, outro para a coletoria, etc. Ainda bem que perseveraram na oração! E depois de descer o Espírito Santo, em seus primeiros dias de vida, a Igreja do Senhor vivia em comunhão, perseverando na oração, no partir do pão, impressionando a toda a gente!

Sem dúvida, uma das bênçãos da oração, é que para termos sucesso com ela, é preciso perseverar! Quem está disposto?

- Quico e Miriã.

2 comentários:

  1. Amém, eu tenho aprendido a perserverar na oração, fui muito abençoada com esse post, pois aprendir algo mais como por exemplo comtinuar perseverando na oração. Aleluias.

    ResponderExcluir