Virtude 20: Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer, se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.



Não trate como te tratam, trate como quer ser tratado...

Lembro-me de, há algum tempo, ter assistido a um vídeo da Bianca Toledo que me impactou muito. Neste vídeo ela falava sobre como nós nos programamos para agir como Cristo, mas não para reagir como Ele. Lembro-me também de ter assistido a uma pregação da Helena Tannure que tratava sobre as mudanças, que podem ser exteriores e interiores. A interior somente o Senhor pode fazer, a exterior nós fazemos e é imperfeita, engana aos homens, mas não a Deus, afinal o Senhor vê o coração. Agregando um vídeo ao outro eu refleti bastante sobre mim mesmo. A Bianca disse uma frase que ecoava em minha mente: “agimos como gostaríamos de ser, mas reagimos como, de fato, somos”.

Amar nossos inimigos é um dever cristão. É entender que Jesus se entregou por todos. Que estamos em mesmo grau de valor perante o Senhor. Que Ele ama o bom e o mau, o cristão e o ateu, apesar de não se agradar da prática de todos. Sendo cristãos devemos no espelhar em Cristo e, dessa forma, amar as pessoas, mesmo quando temos repulsa por seus atos. Se você, em si mesmo não tem essa qualidade, peça a Ele em oração!

Mais uma vez preciso dizer: você deve fazer escolhas, tomar decisões. Ou você levará a vida seguindo a Jesus e a Seus mandamentos, amando seu inimigo, orando por ele, oferecendo a outra face, acreditando que os humilhados serão exaltados; ou seguirá o mundo que insiste em dizer que a vingança é o melhor remédio e que ser humilhado é algo ruim, vergonhoso e inaceitável.

Não quero dizer que é uma tarefa fácil, não mesmo. É muito difícil oferecer amor a quem te destrata, mas a Palavra fala que no fim dos tempos seriamos odiados por causa dEle, mas também que devemos nos alegrar quando formos perseguidos por causa de Jesus. O fato é que amar o inimigo é mais que um sentimento, vontade, arrepio, mas uma obrigação cristã. Repito, é uma escolha! Se você escolher seguir a Cristo, deverá negar a si mesmo, tomar a sua cruz e, só então, seguí-lO. Jesus nunca disse que seria fácil. Negar a si mesmo é isso, é dizer não para você mesmo quando você quer muito algo, nesse caso a vingança. Tomar a sua cruz é ter sobre si mesmo o peso da mortificação.

Há pouco li no Facebook “não tenho tempo pra odiar, quem me odeia, estou muito ocupado amando quem me ama”. Irmãos, estamos aprendendo com Deus, e Ele É O AMOR. Vamos além do “não odeio quem me odeia”, vamos ao “amo quem me odeia”. Não é fácil, mas esforce-se, tenha bom ânimo!

-Alan Barbosa

Um comentário: