Você sabe o que é deadline?




Esta palavra é composta pela junção de duas outras (dead que significa "morto" e line que significa "linha"). Traduzida ao pé da letra, a palavra significa “linha morta”, ou “linha de morte”, mas significa também – inclusive, no meio jornalístico é uma expressão rotineiramente usada – “prazo de entrega”, mas com a ressalva de ser um prazo improrrogável – talvez por isso seja um termo simbolicamente forte, que remete a pensar que, caso o solicitado não seja entregue no prazo determinado, a consequência é a morte (certamente, menos dramático).

Ao trabalhar essa ideia, gostaria de lembrar que nós, colunistas aqui do blog, temos também uma deadline – um pouco mais flexível, porém cumprida à risca – para entregar os textos que serão publicados. O que deve ficar claro é que, de maneira lógica, essa data final estipulada para o cumprimento de uma ação deve ser conhecida anteriormente, afinal, não é possível se programar para um limite oculto. Ou seria possível?

A discussão a ser levantada nesta sexta-feira é essa: "posso lidar e me organizar/preparar para uma deadline desconhecida?". Ainda está confuso? Calma! Vamos lá!

"Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor" (Mateus 24-42).

E então? Faz sentido agora? Somos convidados por Deus a ter obras prontas para um prazo desconhecido. Tentemos entender... Nós, humanos, somos seres que podem seguir duas direções na maneira de viver: a espiritual e a carnal. Quando ligamos um, desligamos o outro, e diariamente fazemos isso – e temos mesmo que fazer. É necessário entender que ninguém é tão santo que não possa estar na terra e nem tão pecador que não possa herdar o céu, mas essa não é a discussão. Assumindo os modos de vida possíveis, lembramos que Deus é Espírito e para estar com Ele devemos nos envolver no "mundo espiritual" (João 4:24). Nosso corpo, nossa carne, são corruptíveis (1 Coríntios 15:54). Estamos neste corpo, cuidando para que nossa alma não se perca. Assim diz a Palavra em Mateus 26:41: que o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Entretanto, este mesmo texto nos revela como vencer tais lutas que nos sobrevêm a fim de nos fazer perecer: vigiando e orando!

Legal! Os textos de Mateus 24:42 e Mateus 26:41 nos dão a mesma diretriz, ordem, conselho e afins para vencer e ter o que entregar quando o Senhor nos cobrar, ainda que não saibamos qual a deadline estipulada por Ele: VIGIAI (além de orar, claro)! Traduzindo: Se liga! Fica esperto! A qualquer hora Ele pode te pedir a sua alma, pode requerer que mostre as suas obras. E então? Prepare-se já! Aconselho que fique antenado nesta deadline oculta, até porque, nesse caso, se aplica não apenas o pensamento, mas o fato de que não ter o que entregar quando Deus solicitar terá como consequência the death (a morte), morte eterna.


- Alan Barbosa.

0 comentários: