É possível sentir saudade de algo que nunca se viveu?


E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo a necessidade de cada um. E, perseverando unânimes TODOS DOS DIAS no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. - Atos 2:41-47.

É possível sentir saudade de algo que nunca se viveu? Já faz algum tempo que tenho sentido saudade desse período descrito nesse texto de Atos. Às vezes tenho uma vontade enorme de estar lá, vivendo isso. Pensamento louco? Pode ser. A igreja nesse tempo vivia em plena comunhão. Eles se viam TODOS os DIAS!!! Imagine aí! Todo dia é todo dia. Não são 2 vezes na semana, nem 3, nem 4, mas TODOS DIAS. Os 7 dias da semana, 31 dias do mês... Eu fico pensando o quanto era bom, estar com pessoas que partilhavam da mesma fé, do mesmo Senhor, da mesma esperança. Eles eram um. Viviam isso: "Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. João 17:21". 

Eles cresciam em qualidade e em quantidade. 

Como não desejar esse Jesus. O transformador de tantas pessoas. Os intolerantes, passaram a tolerar. Os odiosos, passaram a amar. Os medrosos, ficaram corajosos. Os ladrões, passaram a dar "porque é melhor dar do que receber". Os lascivos passaram a controlar os seus desejos. Os mentirosos agora dizem a verdade... 

Reflito sobre isso e penso: Qual o real sentido da minha vida aqui nessa terra? Ganhar dinheiro? Ter posses? Me tornar um doutora? Casar? A resposta é NÃO. E, é por saber disso que sinto saudade desse tempo. Eles não se preocupavam com coisas terrenas, passageiras, acabáveis, mas, tinham sempre em mente e em prática que essa vida só vale a pena ser vivida se for para agradar ao Senhor Jesus, se for para levar outros a Ele, se for para ajuntar tesouros nos céus. Infelizmente, a maioria de nós, tem feito o contrário.

Aqueles irmãos não tinham carro, nem internet, nem ônibus, nem celular, mas, ainda assim, estavam juntos em todo o tempo. E nós? Quanto do nosso tempo corrido temos dado a Deus em favor dos nossos irmãos? Em que momento do nosso dia corrido temos falado do amor de Cristo? Será que só nos importamos com nós mesmos, e não temos tempo para cuidar de alguém, visitar, ligar, dar atenção, orar, abençoar? 

Pense menos em você e mais no outro. Dê mais amor e cobre menos. Cuide de alguém. Se importe com alguém. Tenha prazer em estar com a igreja. E, deixe que Jesus cuida do resto (As demais coisas serão acrescentadas). 

Um comentário:

  1. Lindo texto! Precisamos entender que o mundo só vai crer em Cristo quando fomos um, literalmente um!

    ResponderExcluir