INIQUIDADE X PIEDADE


Por várias vezes ouvi várias pessoas dizerem que no que se refere ao pecado, o tempo hoje é mais difícil do que antes, principalmente para os jovens. Infelizmente cada vez mais surgem notícias de jovens discípulos que ficaram no meio do caminho e outros que sufocados por essa realidade inegável que a bíblia chama de aumento da iniquidade depuseram suas armas. O fato é que não tem como negar que estamos em tempos difíceis, até porque negar essa realidade implicaria em negar o que a própria bíblia afirma em Mateus 24:12 - E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará!

Após ouvir essa constatação por várias vezes, veio ao meu coração uma palavra que nos responsabiliza e desafia a lutar contra essa realidade. O Senhor falou-me que o grande problema não é meramente a já prevista multiplicação da iniquidade e sim a diminuição da PIEDADE. Pense comigo: Se a razão da desistência, queda, derrota ou perda de foco de muitos for somente o aumento da iniquidade estamos com um problema sério, afinal ela tende a multiplicar-se. Embora entenda que nos responsabiliza e desafia, constatei após ouvir o Senhor que o problema é a falta de PIEDADE.

A palavra “piedade” vem da palavra grega “eusebeia”, que de uma forma resumida significa devoção, vida com Deus, entrega, adoração... Usando uma frase popular: É se lançar de cabeça. É entregar-se de corpo, alma e espírito a Cristo; ser piedoso é não seguir os desejos do próprio coração, mas seguir o conselho de Deus.

Não podemos negar, que guardada as devidas proporções a tal da iniquidade sempre esteve presente na história dos cristãos de todas as épocas. Na vida de alguns, em alguns aspectos, a iniquidade foi e tem sido mais cruel do que é para nós hoje, como, por exemplo, no que se refere à crueldade dos iníquos quando perseguiram e mataram muitos discípulos justamente por não abrirem mão de uma vida piedosa. 

Há várias histórias bíblicas que poderíamos citar de jovens que viveram em épocas de extrema iniquidade, mas prevaleceram por meio da PIEDADE. Não vamos nos deter nisso, mas como não lembrar de Daniel na, iníqua, Babilônia. A vida de piedade de Daniel prevaleceu sobre a vida de iniquidade da Babilônia (Dn. 1:8). Não dá para esquecer de Sadraque, Mesaque e Abdnego (Dn. 3:12). E José no iníquo Egito? A mulher do patrão dele deu em cima dele, mas José não sucumbiu; quantas outras mulheres não devem ter dado em cima de José! Qual o segredo de Daniel, Sadraque, Mesaque, Abednego, José e tantos outros jovens que embora cercado por uma sociedade iníqua não tiveram a infelicidade de ver o amor se esfriar? A reposta é simples: A PIEDADE prevaleceu sobre a iniquidade!

Com certeza foi o exercício na piedade que inibiu os efeitos da terrível iniquidade e o consequente esfriamento do amor na vida daqueles jovens; em tempos tão difíceis em meio a uma geração tão iníqua eles prevaleceram. O segredo deles foi a malhação, prática de exercício na piedade – I Tm. 4:7b (eles utilizaram muito bem os aparelhos da diligência, fé, virtude, conhecimento, domínio próprio, perseverança, jejum, oração). Essa turma deve ter sofrido muito na luta contra a iniquidade – mas não se deixou levar pela ideia de que é assim mesmo, não tem jeito não, para eles não bastava sobreviver àquela realidade adversa eles resolveram prevalecer e para isso se exercitaram na piedade. Eram alunos da academia da PIEDADE, e cumpriam bem os exercícios.

A nossa relação com a iniquidade é de milícia e nosso papel é deter pela PIEDADE a multiplicação da iniquidade na nossa vida e na vida daqueles que serão resgatados por nós por meio de CRISTO, A PERSONIFICAÇÃO DA PIEDADE. Somos militantes da causa de Cristo, e é por essa causa que seremos perseguidos na batalha contra satanás, a personificação da iniquidade.

Na luta entre dois inimigos com igual chance de vencer, quem vencerá? Resposta: O que estiver melhor alimentado (veja o que Jesus disse em João 4:34) e o que estiver melhor exercitado (veja o que Paulo diz ao jovem Timóteo em I Tm. 4:7b). Do que precisamos então? Resposta: Boa alimentação e disciplina no exercício na Piedade! Se nos alimentarmos do pão e da água da vida, e nos exercitarmos Nele, não tem iniquidade certa.

Mateus 24:12 diz: E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará!

Finalizo afirmando o seguinte: Jacemã 42:29 - Por se multiplicar a PIEDADE o amor de muitos se esquentará. E a maldita iniquidade vai ter que recuar!

Quando falo de piedade falo do próprio Cristo em nós! Falo de mais de Jesus! AVANTE JOVENS VALIOSOS!

Autor: Jacemã Dória, 42 anos, pastor. 

4 comentários:

  1. Amém, vamos nós encher mais de Cristo, vamos ser cheios da sua palavra, então a iniquidade não chegará em nossas vidas pois estaremos bem alimentados e assim como falou o nosso irmão e pastor a piedade venha se multiplicar em nossas vidas! Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Tremendo! Precisamos ser mesmo piedosos, e se apartar de toda iniquidade!

    /sunshine

    ResponderExcluir
  3. Texto diferente, e tão atual na nossa geração.Os blogs deveriam falar mais dessas coisas 😁

    ResponderExcluir