Você tem Fé ou Esperança?


Agora, a fé é a substância das coisas que se esperam, a evidência das coisas que se não veêm. Hebreus11.1 versão (KJV).

John Wesley, o fundador da igreja metodista, disse uma vez: “ Muitas pessoas que vão à igreja não são realmente salvas.” Quantas coisas nós admitimos somente com a mente e não com o coração?, nós recebemos ou esperamos? John esta se referindo aqui à salvação, dizendo que muitos que vão à igreja não são de fato salvos porque não tem fé, sendo que somos salvos pela fé, mas isso contextualiza tudo, para o batismo com o Espirito Santo (receber), para uma cura (receber), para todos pedidos nas orações, não tendo fé nada receberemos.

Muitos de nós confundimos fé com esperança. Quero aqui mostrar para você leitor essa diferença, e mostrar como caímos fácil nessa confusão de fé e esperança. 

Em Hebreus diz: “a fé é a substancia”, outras versões diz “firme fundamento”, “firme confiança”, “certeza” e até “já possuir” essas são traduções derivadas da palavra “pistis” (convicção da verdade de algo) no grego, língua original do novo testamento. A fé não é esperar, a fé é receber agora não depois.

A fé diz: “é meu, tenho agora.”, a esperança diz: “sei que poderia receber, mas por alguma razão não recebo.”, por quê? Porque essa pessoa espera. Esperar esta no tempo futuro, fé esta no tempo presente. As pessoas confundem tanto que dizem: “Creio que poderia receber, mas não sei porque não recebo.”, veja como podemos confundir o “crer” com esperar. “Creio que poderia receber”, este creio não provem de fé (presente) e sim de esperança (futuro). 

Observe tal situação, uma pessoa pede oração para ser curada, pergunto: “Você crê que quando eu colocar as mãos sobre você e orar será curada?” você pode ouvir estas comuns respostas: “Espero que sim, se for a vontade de Deus.”, “Assim espero”, “Creio que posso receber”, essas respostas não demonstram fé, revelam esperança, e se você espera você não receberá porque fé é agora não depois. 

Fé é ter o que se não vê, é ter o que se espera.

John disse que nem todos que vão à igreja são salvos, sabe por quê? Porque muitos vai para lá (ajuntamento dos santos) esperando assim serem salvos (futuro), e não porque foram salvos (presente). Muitos deixam de pecar para serem santos (futuro), e não porque são santos (presente). Os que deixam de pecar para ser santo, nunca o serão. Santidade não é uma conquista, é uma realidade presente, não futura. O pecado não será vencido, já foi vencido, e em Cristo somos vencedores. Vivemos coerente com aquilo que somos, não com aquilo que queremos ser.

A fé está além de nossos sentidos, pois a fé substancia o que se não vê. O problema é que muitos esperam sentir para crer. Esperam ver, porque se você espera isso mostra que não crê para agora, mas crê para depois. Esperança aponta para o futuro, fé é para agora. Darei dois exemplos de fé sentido (mental), e fé genuína (do coração).

1 - João 20.25-29: “Disseram-lhe então os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele (Tomé) respondeu: Se eu não vir (sentido de visão) nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o meu dedo ( sentido de tato), e não puser a minha mão no seu lado, de modo algum acreditarei (sentido da mente razão). Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos e Tomé com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco! E logo disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; chega também a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo (observe que Jesus atribui incredulidade a fé baseada em nossos sentidos naturais), mas crente. Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram ( com os olhos), e creram (com o coração).” Tomé não teve fé, a não ser quando viu, se Cristo não houvesse aparecido para ele Tomé seria mais um ímpio, mais um homem sem fé, e sem fé ninguém pode agradar a Deus, sem fé ele não seria salvo, pois não creria no Cristo ressurreto. A fé não é ver com nossos sentidos, mas é trazer á realidade a certeza e substancia daquilo que não vemos. 

2 - Romanos 4.17-21: “como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí, perante aquele no qual creu (tempo presente), o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem. Abraão, esperando contra a esperança (esperando aqui se refere não a fé agora, porque é óbvio que ele não estaria vivo para ver a nação de seus descendentes ), creu (tempo presente), para vir a ser pai de muitas nações ( apesar dele ter crido sabia que não veria, porém tinha convicção do futuro, ele trouxe o futuro para o presente com a fé), segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E, sem enfraquecer na fé (pelo fato de não ver a promessa), embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido (mesmo que seus sentidos naturais diziam o contrario), sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, não duvidou da promessa de Deus, por incredulidade (não baseou sua fé nos sentidos mas na certeza de que Deus cumpri o que diz); mas, pela fé ( de coração e não com a mente), se fortaleceu, dando glória a Deus (só agradece quem já recebeu, quem possui, não é mesmo?), estando plenamente convicto (fé é a certeza, substancia, fundamento, total confiança do que se não vê) de que ele (Deus) era poderoso para cumprir o que prometera.” Glória a Deus por isso não é mesmo? Sentiu a diferença de Abraão com Tomé? Abraão não se baseou em seus sentidos o que conotaria incredulidade, não esperou ver para crer, tocar para ter certeza, sentir para viver.

Se toda vez que eu e você esperarmos (futuro) não obteremos a cura, a resposta daquela oração e etc, porque fé não é esperança, fé é dar substancia ao que não se vê e sente com os sentidos naturais. Se você esta enfermo, se você quer vencer um pecado, se você quer se santificar, se você quer receber o batismo com o Espirito Santo, se você quer ser salvo, tenha fé não esperança. A fé salva, cura, santifica, restaura, edifica, transforma, a fé é o meio para ter Cristo e ser participante da sua divindade. Se você tem esperança, transforme-a em fé, como? , trazendo sua esperança (futuro) para o presente (agora), e lembre-se, a fé esta além dos nossos sentidos, quando um aleijado foi ordenado a se levantar e andar por Jesus, ele não estava em pé, porém, mesmo deitado sem os sentidos das pernas creu que já estava curado e simplesmente se levantou. João 5:7-9“…O homem enfermo queixou-se: “Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto estou indo, desce outro antes de mim.” Ordenou-lhe Jesus: “Levanta-te, apanha o teu leito e anda.” Imediatamente o homem ficou curado, pegou seu leito e andou.”

Jesus disse: “Em verdade vos digo que, se tiverdes fé (de coração) e não duvidardes, até se a este monte disserdes: ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito; e tudo o que pedirdes em oração, crendo (tempo presente), o recebereis (já é seu é só possuir).” Mt 21:21-22. Se tivermos fé, a de coração (tendo convicção do que os sentidos não veem), não a da mente (baseada nos sentidos), Deus fará porque ele disse que assim será.

Caro leitor, assumo que falar deste assunto resumidamente foi um desafio, e sei que esta longe de ter se esgotado, e por isso, fique a vontade em tirar duvidas no comentário deste blog, estou a total disposição para responder toda e qualquer duvida relacionada ao texto.

Graça e paz em nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.


- Maicon Chaves


3 comentários:

  1. Ótimo texto, analise perfeita, que o Espírito do Senhor continue falando ao seu coração meu irmão, confesso que quando vi o texto fique desanimada mais resolver lê e confesso que fui grandemente edificada. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Amém. Fui edificada! Que sejamos cristãos de fé!
    Deus abençoe.

    -Ellen Leite

    ResponderExcluir
  3. Amém, gloria a Deus! Nosso Senhor é um Grande Mestre! Senhor abençoe vocês...

    ResponderExcluir